Notícias
AVISO DE PAUTA
Ministra Macaé Evaristo cumpre agendas em prol dos direitos humanos na Bahia
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, estará na Bahia entre sexta (15) e segunda-feira (18) para uma série de agendas em prol do fortalecimento do patrimônio cultural e das tradições afro-brasileiras.
Nesta sexta-feira (15), Macaé estará em Cachoeira ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e das ministras da Cultura, Margareth Menezes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco para uma cerimônia de atos que incluem homenagens, assinaturas de adesão a políticas públicas e anúncios de investimentos do PAC Cidades Históricas.
Mais tarde, as ministras e a primeira-dama também participarão da Missa Solene na Festa de Nossa Senhora da Boa Morte e da homenagem prestada pela irmandade às autoridades presentes. Em sua origem, a irmandade foi responsável pela alforria inúmeras pessoas escravizadas e, atualmente, se dedica a celebrar a fé e a cultura negra, com forte ligação à Nossa Senhora da Boa Morte.
No mesmo dia, elas seguem para Salvador, onde participam do evento da "Fábrica Cultural - 20 anos Impactando Vidas", para dialogar com lideranças femininas que inspiram e fortalecem projetos que transformam realidades na capital baiana.
No domingo (17), a ministra participa da Missa de dois anos do assassinato de Mãe Bernadete – ialorixá, ativista e líder do Quilombo Pitanga dos Palmares – em Simões Filho (BA) e, depois, segue para um evento de Rituais do Candomblé com Roda de Oxumaré – orixá de mãe Bernadete. Na sequência, Macaé participa de um Tributo à mãe Bernadete, organizado pelo Movimento Quilombola e pelo Movimento Negro.
Lugares de memória
As agendas se encerram na segunda-feira (18), quando a ministra participa do lançamento da primeira placa do Projeto de Sinalização e Reconhecimento de Lugares de Memória dos Africanos Escravizados no Brasil no estado da Bahia que será realizado, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) no Centro Histórico de Salvador. A iniciativa é um projeto conjunto do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) com os Ministérios da Igualdade Racial (MIR), da Cultura (MinC), e da Educação (MEC), além da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Petrobras.
O evento tem como objetivo dar visibilidade à história e à memória da matriz africana no país, por meio do reconhecimento dos 100 lugares de memória de africanos escravizados. Na Bahia, serão instaladas 25 do total das placas.
A solenidade do Lançamento contará com a presença da representação dos Ministérios envolvidos no Projeto, da representação do Grupo de Trabalho constituído na Bahia para viabilizar as ações, do qual fazem parte o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Estado da Bahia, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) do Estado da Bahia e a Fundação Gregório de Mattos. Também estarão presentes os detentores e representantes dos lugares de memória e de movimentos sociais.
Serviço
Atos do Ministério da Igualdade Racial e do Ministério da Cultura
Data: Sexta-feira (15/8)
Horário: 9h
Local: Cachoeira (BA)
Missa da Irmandade da Boa Morte
Data: Sexta-feira (15/8)
Horário: 10h
Local: Igreja Nossa Senhora da Vitória – Cachoeira (BA)
Fábrica Cultural - 20 anos Impactando Vidas
Data: Sexta-feira (15/8)
Horário: 14h
Local: Sede da Associação Fábrica Cultural – Largo da Ribeira, nº 33, Ribeira, Salvador (BA)
Missa de dois anos do assassinato de Mãe Bernadete
Data: Domingo (17/8)
Horário: 9h
Local: Simões Filho (BA)
Lançamento do Projeto de Sinalização e Reconhecimento de Lugares de Memória dos Africanos Escravizados no Brasil
Data: Segunda-feira (18/8)
Horário: 14h
Local: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico, Salvador (BA)
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.