Notícias
MEMÓRIA E VERDADE
MDHC abre seleção para tratamento do acervo documental do DOPS/RJ
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Assessoria Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade (ADMV), e em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), publicou o Edital de Consultoria para Tratamento da Documentação do DOPS/RJ nesta segunda-feira (11). A seleção busca quatro consultores especializados para o tratamento, organização e preservação do acervo documental produzidos no âmbito do antigo Departamento de Ordem Política e Social do Rio de Janeiro (DOPS/RJ).
As pessoas selecionadas deverão realizar diagnóstico, higienização e triagem do acervo documental, além de elaborar estratégias para disponibilização da documentação para o fortalecimento de políticas de memória e verdade no país. As inscrições ficam abertas entre os dias 11 e 25 de agosto de 2025, até às 23h59 (horário de Brasília).
Os currículos devem ser encaminhados conforme o modelo do Anexo IV do edital para o e-mail editais.memoriaeverdade@mdh.gov.br. É importante destacar que inscrições enviadas fora do padrão estabelecido serão automaticamente desconsideradas. Não poderão participar do processo servidores públicos ativos de qualquer esfera ou candidatos que possuam contrato vigente com organismos internacionais, salvo nos casos de exceção previstos em lei.
Responsabilidades
Cada consultor ou consultora será responsável por um recorte temporal específico do acervo documental. São requisitos obrigatórios ter graduação em Arquivologia ou Conservação e Restauração (em instituição reconhecida pelo MEC), experiência mínima de 1 ano em instituições arquivísticas, museológicas ou bibliotecas nos últimos dez anos, atestado médico de boa saúde e comprovação de vacinação contra a Covid-19.
Dentre as principais atividades dos selecionados, estão: diagnóstico da situação e dos documentos; higienização, triagem e arquivamento; levantamento e listagem detalhada da documentação; elaboração de relatórios técnicos e guia de pesquisa; registro fotográfico dos documentos e do processo; e participação em reuniões com supervisão técnica.
Leia também:
Texto: R.M.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.