Notícias
Nota de pesar - Flávia Diniz
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) lamentam profundamente a partida precoce de Flávia Diniz, uma das lideranças mais importantes do Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI Brasil).
Integrante honorária do movimento, Flávia Diniz mantinha diálogo permanente com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) e se tornou uma figura central da luta anticapacitista e antirracista do país.
Além de ser ativista e defensora dos direitos humanos, Flávia Diniz era produtora cultural, palestrante e conselheira da Unesco-SOST Transcriativa, movimento de transformação coletiva. Mulher, mãe solo, negra, LGBTQIA+, pessoa com deficiência, Flávia Diniz tinha muitas intersecções em um só corpo e deixa um legado de ensinamentos e de defesa da democracia e da inclusão.
Neste momento de dor, portanto, o MDHC e o Conade prestam solidariedade aos familiares, amigos, ativistas e a todas as pessoas que foram impactadas pela atuação grandiosa de Flávia Diniz.
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania