Notícias

Ministério divulga recomendações relacionadas ao coronavírus aos conselhos tutelares

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou, nesta sexta-feira (20), um vídeo com recomendações para os conselheiros tutelares de todo o Brasil acerca das precauções a serem tomadas no contato com crianças e adolescentes. 

No material, a ministra do MMFDH, Damares Alves, pede que os conselheiros evitem contato físico com as crianças. Caso realmente for necessários, quando for um bebê ou uma criança muito pequena, a recomendação é que seja utilizada máscara e as mãos sejam higienizadas antes e depois do atendimento. “Precisamos proteger nossas crianças e nossos soldados”, disse a ministra.

Aos conselheiros tutelares com mais de 60 anos, com doenças crônicas ou gestantes, a ministra orientou que peçam o afastamento. “Os outros cobrirão essas lacunas. Infelizmente, é possível que os números de violência doméstica cresçam nesse período — violência física, psicológica e sexual contra a crianca —, então, o exército não pode parar, os soldados não podem parar”, pediu Damares.

Caso algum conselho esteja com falta de materiais, é recomendado que liguem para o Disque 100 imediatamente. “Vocês têm um canal aberto com este Minstério e com a nossa coordenação na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA). Todos juntos vamos proteger as crianças e vamos nos proteger também!”, concluiu.

Mais informações sobre o coronavírus, acesse o site do Ministério da Saúde.

Assista ao vídeo: 

 

Reportar erro