Notícias

Ministério se reúne com OAB para discutir propostas para pessoas idosas

Ministério se reúne com OAB para discutir propostas para pessoas idosas

I Reunião de Presidentes das Comissões Especiais de Defesa da Pessoa Idosa das Seccionais da OAB. (Foto: Divulgação Ascom-OAB/RS).

Na última segunda-feira (11), o secretário nacional dos direitos da pessoa idosa, Antonio Costa, participou de reunião virtual com os presidentes das Comissões Especiais de Defesa da Pessoa Idosa (CDPI) das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O objetivo foi a apresentação e discussão de propostas para o público idoso, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Na pauta, constaram temas como teste rápido, disponibilização de equipamentos de proteção, acesso aos aplicativos da Caixa Econômica Federal (CEF), violência doméstica, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e suicídio. Assista ao video:


O secretário esclareceu que as ações que envolvem os testes rápidos para Covid-19 já estão sendo realizadas pelo Poder Executivo por meio de ações interministeriais.

“O teste rápido será distribuído pelo Ministério da Saúde, mas muitos estados já estão comprando. Vejo que, rapidamente, os testes vão estar chegando aos estados, e as prioridades são os ILPIs e os trabalhadores", destacou.

Na oportunidade, Costa falou, ainda, sobre as iniciativas desenvolvidas no âmbito do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), como as tratativas com a CEF para facilitar o acesso dos idosos ao sistema e o lançamento da campanha de combate a violações de direitos da pessoa idosa.

O titular da SNDPI recebeu as propostas de todos os presidentes, que levaram à conhecimento do gestor as particularidades de cada estado a que representam. Elas serão encaminhadas formalmente para o MMFDH.  

"O secretário abriu uma porta importante para o sistema OAB levar suas propostas e dificuldades da advocacia para o Governo Federal e para os legisladores auxiliarem as pessoas idosas", finalizou o presidente da CDPI/RS, Cristiano Lisboa Martins.

Com informações da assessoria de comunicação da OAB/RS

Reportar erro