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Você está aqui: Página Inicial Notícias e Conteúdos 2021 Setembro MCom lança primeiro serviço do Plano de Transformação Digital
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Notícias

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

MCom lança primeiro serviço do Plano de Transformação Digital

Empresas que realizam serviço de Retransmissão de Televisão vão poder solicitar alteração de geradora por meio da plataforma Gov.br
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Publicado em 09/09/2021 15h08 Atualizado em 31/10/2022 20h34
Serviço 100% digital para cidadãos

O Ministério das Comunicações (MCom) tem simplificado e ampliado a digitalização de processos. Nesta quinta (9/9), lança o primeiro serviço previsto no Plano de Transformação Digital, e a partir de agora, radiodifusores executantes do serviço de Retransmissão de Televisão poderão solicitar a alteração de geradora por meio da plataforma Gov.br.

"Esse é o começo de uma nova era para o MCom e para os cidadãos que utilizam nossos serviços. A transformação digital dos processos é um avanço para toda a sociedade", destaca Estella Dantas, secretária Executiva da pasta. Outros 34 serviços deverão ser também digitalizados até o fim de 2022.

A digitalização ainda representa, segundo o diretor Otávio Caixeta (do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização da Secretaria de Radiodifusão do MCom), mais facilidade e agilidade. "É um passo importante para atender os radiodifusores que passam a contar com um sistema mais moderno e simples para encaminhar pedidos. Com a inteligência do sistema, as análises também serão feitas de forma mais rápida", atesta.

É o começo de uma nova era para o MCom e para os cidadãos que utilizam nossos serviços. A transformação digital dos processos é um avanço para toda a sociedade
- secretária Executiva do MCom, Estella Dantas

Todo o procedimento, desde a autenticação no sistema até a comunicação do resultado após a análise, é feito virtualmente e acompanhado pelo cidadão na própria plataforma (veja como é simples no vídeo). Para abrir a demanda, basta acessar a página do serviço e clicar em "Iniciar". A estimativa é que o tempo de espera para os serviços seja reduzido em até 80%.

Modernização e agilidade — Antes da digitalização, quem precisava solicitar mudança de geradora deveria encaminhar os pedidos via CADSEI (Sistema Eletrônico de Informações). Os documentos eram protocolados sem padronização e parâmetros bem definidos. Um dos principais problemas identificados era a ausência da documentação necessária para dar continuidade ao processo, o que gerava inúmeros pedidos de complementação.

Com a modernização do procedimento, as ferramentas se tornam mais inteligentes e eficientes. Os solicitantes só conseguem concluir o envio do pedido após preencherem todos os requisitos. Além disso, os serviços digitais do governo são interligados, permitindo acesso a outras bases de dados para validações e análises prévias. Isso permite padronizar o atendimento e melhorar a qualidade no preenchimento do formulário, reduzindo o retrabalho. Como resultado, a análise do pedido é mais rápida e precisa.

Plano de Transformação Digital — A digitalização do serviço de alteração de geradora é uma meta prevista em planejamento elaborado em 2020 pelo MCom, após a adesão ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT).

O Programa foi criado pelo Decreto 10.382/2020 e prevê que órgãos e entidades devem elaborar plano ministerial em articulação com a secretarias especiais de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (do Ministério da Economia) e de Modernização do Estado (da Secretária-Geral da Presidência da República).

Como solicitar a alteração de geradora

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações

[+] saiba mais

- MCom adere a programa de transformação institucional e modernização do serviço público
- Portal de Serviços - Solicitar Alteração de Geradora

Comunicações e Transparência Pública
Tags: Plano de Transformação DigitaldigitalizaçãomodernizaçãoRTVRetransmissão de Televisão
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