Notícias

#SNC

Semana das Comunicações: MCom e Correios lançam selo postal comemorativo

Peça homenageia Dia Nacional das Comunicações, comemorado em 5 de maio em memória do Marechal Rondon
Publicado em 03/05/2021 20h00 Atualizado em 03/05/2021 20h25
080_bc.png

Azul, verde e amarelo. Essas são as cores do novo selo dos Correios em homenagem à Semana Nacional das Comunicações, que teve início nesta segunda-feira (3) e segue até sexta-feira (7).

O lançamento, que marcou a abertura da semana comemorativa, ocorreu durante a tarde no edifício-sede dos Correios, em Brasília (DF). O evento contou com as presenças do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do presidente dos Correios, Floriano Peixoto.

O ministro Fábio Faria lembrou em seu discurso da importância dos Correios para a população brasileira ao longo dos anos: “Uma empresa que chega onde ninguém chega, que ao longo de décadas foi símbolo de confiança dos brasileiros, uma empresa que é orgulho nacional”.

O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, que conduziu o lançamento do selo, enfatizou a missão do Ministério das Comunicações (MCom) em modernizar tudo que envolve as comunicações no país: “Com o advento de uma nova revolução nas comunicações digitais, renova-se a importância do Ministério das Comunicações. Sob a sua tutela, ocorre no país a implantação da tecnologia 5G e a transformação do setor postal, processos essenciais para a modernização e democratização das comunicações brasileiras”.

Além do selo, os Correios criaram um carimbo, conhecido também como marca postal, que oficializa a data comemorativa. Em homenagem a Marechal Rondon, considerado o patrono das comunicações no Brasil, o Ministério das Comunicações (MCom) organizou para a semana lançamento de programa, anúncios e demonstrações tecnológicas que abrangem as áreas de telecomunicações, radiodifusão, serviços postais e comunicação social.

Durante a semana, serão anunciados novos pontos do programa Wi-Fi Brasil, novidades e pesquisas sobre a modernização da TV digital e mutirão de migração de rádios do AM para o FM. Além dessa programação, na quarta-feira ocorrerá o Digital Day, com demonstrações do uso da tecnologia 5G em diversas áreas, como a educação, a agropecuária e a telemedicina.

Selo

A imagem do selo, criada pelo MCom, traz as cores e a geometria da bandeira nacional junto à figura de uma rede tridimensional com 5 pontos interligados, que simulam linhas de transmissão – uma referência à tecnologia 5G, cujo leilão da frequência será conduzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e está previsto para ocorrer em julho deste ano. As peças filatélicas serão utilizadas pelo Ministério em suas correspondências oficiais e em ações institucionais.

Patrono das comunicações

O dia 5 de maio é lembrado, no Brasil, como o Dia Nacional das Comunicações, em homenagem ao dia do aniversário do Marechal Cândido Rondon, imortalizado como o patrono das comunicações no país.

Entre 1890 e 1916, Rondon percorreu mais de 100 mil quilômetros do território brasileiro para conectar pelo fio do telégrafo as cidades do Rio de Janeiro (então capital federal do país), São Paulo e o Triângulo Mineiro aos lugares mais distantes do Brasil, como as regiões da Amazônia e do Mato Grosso.

Essa rede telegráfica, composta por sete mil quilômetros de cabos, permitiu importantes avanços para a comunicação do país naquela época – tais como a modernização dos serviços postais e a demarcação de fronteiras e da topografia nacional. A Semana Nacional das Comunicações relembra e homenageia os atos e feitos do Marechal.

Texto: Com informações dos Correios

Comunicações e Transparência Pública