Notícias
Reunião de Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação do BRICS
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), representado por seu diretor Fábio Borges de Oliveira, participou ativamente dos trabalhos do BRICS em 2025, durante a presidência brasileira do bloco. Nos dias 17 e 18 de maio, a cidade de Petrópolis (RJ) sediou a 9ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) do BRICS em Computação de Alto Desempenho e Inteligência Artificial, com organização do LNCC e apoio institucional do MCTI.
Durante a 13ª Reunião de Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação do BRICS, realizada em 25 de junho de 2025, no Palácio Itamaraty, em Brasília, com a presença do diretor do LNCC, foram destacados os resultados dos diversos Grupos de Trabalho, incluindo o grupo coordenado pelo Brasil na área de HPC e IA.
A declaração final da reunião ministerial agradeceu ao Brasil por sediar a reunião do GT na cidade de Petrópolis. O LNCC agradece a toda a comunidade petropolitana pela receptividade nos hotéis, restaurantes, pontos turísticos e pelo apoio da Prefeitura. Foram também destacadas propostas brasileiras como:
- Rede Social Federada dos BRICS;
- Armazenamento e Compartilhamento de Dados BRICS;
- Programa Embaixador do Brasil para Recursos de HPC;
Todas as iniciativas têm como objetivo fortalecer a cooperação científica e tecnológica entre os países do BRICS, com foco em IA, dados, computação de alto desempenho e inclusão digital.

- Foto divulgação/Flickr do MCTI
Também foi mencionada a contribuição do grupo para a proposta do projeto "Digital Earth Flagship" e a recomendação de incluir uma sessão sobre Computação Quântica na agenda da reunião do grupo em 2026, sob a presidência da Índia.
O LNCC reafirma seu compromisso com a cooperação internacional em Ciência e Tecnologia, contribuindo ativamente para propostas que promovam o desenvolvimento integrado, equitativo e sustentável entre os países do BRICS.
Serviço de Comunicação Institucional
secin@lncc.br