Notícias
LNCC promove XXII Jornada de Iniciação Científica e reafirma compromisso com a formação científica e tecnológica de jovens
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) promoveu, nesta quinta-feira (28), a "XXII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica", evento anual que destaca o potencial de jovens graduandos de diversas instituições, orientados por professores do LNCC. A jornada é uma iniciativa do próprio laboratório, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação Tecnológica (PIBITI).
Sob a coordenação do pesquisador José Karam Filho, a edição de 2025 contou com a participação de 24 estudantes, sendo 20 da Iniciação Científica e 4 da Iniciação Tecnológica. Durante o evento, os alunos apresentaram os resultados de seus projetos e receberam avaliações e comentários de professores convidados de renome, como Leandro Tavares (CEFET Petrópolis) e Priscila Capriles (UFJF), que atuaram como avaliadores externos.

“A Jornada é uma oportunidade única para os alunos interagirem entre si, com seus orientadores e com os pesquisadores da instituição. É também um momento de aproximação com o LNCC e uma possível porta de entrada para a pós-graduação. A Iniciação Científica e Tecnológica cumpre um papel essencial na formação complementar desses jovens, fortalecendo sua base acadêmica e despertando vocações para a ciência e a pesquisa”, destacou o professor José Karam.
Além de impulsionar a formação acadêmica, a jornada cumpre um papel estratégico ao aproximar novos talentos de áreas-chaves como a modelagem computacional e a computação científica. Por meio do intercâmbio de ideias, da colaboração interdisciplinar e da mentoria de especialistas, o evento contribui diretamente para a formação de uma nova geração de cientistas e profissionais altamente qualificados.

Serviço de Comunicação Institucional
secin@lncc.br