Notícias
LNCC Destaca Inovação e Tecnologia na SNCT 2025 em Brasília
A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025 chegou ao fim no último domingo (26/10) em Brasília, deixando um legado de aprendizado para mais de 100 mil visitantes que participaram dos seis dias de evento na Esplanada dos Ministérios. O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) marcou presença de destaque, levando ao público experiências práticas que unem ciência, tecnologia, sustentabilidade e inovação.
O evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), teve como tema "Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território". No estande do LNCC, servidores da unidade e estudantes do programa de pós-graduação mostraram como a ciência de ponta se aproxima do cotidiano.

Entre os principais destaques estava o projeto "Modelagem inversa da propagação da dengue em redes de mobilidade urbana", que utiliza inteligência artificial para prever surtos da doença com base em variáveis reais de rede de mobilidade. “A ideia da minha pesquisa é pegar dados reais de incidência de dengue de uma determinada cidade e realizar uma simulação computacional com o intuito de entender quais parâmetros são mais relevantes. Eu tive que explicar isso para várias crianças lá, e elas se interessavam, o que é importante para instigá-las para o caminho da pesquisa”, disse o jovem Welber Paraizo, aluno do programa de pós-graduação em modelagem computacional do LNCC. Para o também estudante de pós-graduação, Sérgio Luque Mamani, que pesquisa Modelos de Linguagem de Grande Escala em Inteligência Artificial, a oportunidade de participar pela primeira vez da SNCT, também foi gratificante “Estou encantado com a experiência em Brasília, conheci muita gente legal”, contou o estudante, que é peruano, e visitou pela primeira vez a capital brasileira.

Outro projeto apresentado no estande foi o "Meninas STEM Petrópolis Tec Hub", focado no letramento tecnológico para alunas e professoras do ensino público de Petrópolis. “Foi muito proveitoso. Conversamos com pessoas de diversas faixas etárias que foram ao estande, sempre incentivando a participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática” contou a bolsista de pós-doutorado, Andressa Alves Machado, que também participou da campanha promovida pelo CNPq, intitulada Quem está usando a cabeça na SNCT?. "Pude falar sobre o projeto e reforçar a relevância de editais como Mais Meninas nas Ciências, que promovem a equidade de gênero e o incentivoa à presença de mulheres nas carreiras de STEM", contou Andressa.

Além das pesquisas e projetos, a equipe do LNCC compartilhou informações sobre a infraestrutura estratégica da unidade, como o Supercomputador Santos Dumont — o mais rápido da América Latina dedicado à comunidade científica — e sobre oportunidades como o programa de Pós-Graduação (nota 7 da Capes) e a Incubadora do LNCC. Atividades interativas como o Quiz LNCC e a Rota da Ciência também engajaram os visitantes.

- Foto divulgação
A participação foi celebrada pela Chefe do Setor de Comunicação Institucional do LNCC, Genilda Roli, que resumiu a importância do evento para a instituição: "Participar desta edição da SNCT foi uma experiência extremamente gratificante para toda a equipe. Nosso estande despertou grande interesse do público, especialmente de crianças e jovens, que se envolveram com entusiasmo em nossas atividades. O LNCC tem orgulho de participar da SNCT desde a sua primeira edição, em 2004, e é muito especial ver como o evento cresce a cada ano”. O evento anual é sempre muito aguardado por todos, como explica Genilda: “É uma ótima oportunidade para compartilhar nosso trabalho, nossas pesquisas e toda a infraestrutura que o LNCC coloca a serviço do desenvolvimento científico e tecnológico do país. Já estamos ansiosos pela próxima edição!”
Serviço de Comunicação Institucional
secin@lncc.br