Notícias
PREMIAÇÃO
Iphan divulga lista preliminar dos vencedores do Prêmio Rodrigo 2025
Arte: Iphan
O resultado preliminar das ações vencedoras do 38º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi divulgado nesta segunda-feira (24/11). Após cinco dias de reunião da Comissão de Mérito, momento em que aconteceram as defesas orais dos proponentes, 18 iniciativas foram escolhidas entre as 34 finalistas da etapa nacional.
Resultado preliminar das ações vencedoras
As ações selecionadas são de 12 estados diferentes, sendo 6 do Norte, 8 do Nordeste, 1 do Sudeste e 3 do Sul. Entre as iniciativas selecionadas:
- 5 por pessoas físicas, microempreeendedores individuais (MEI) ou microempresas (ME);
- 11 por cooperativas, associações ou grupos e coletivos não formalizados;
- 1 por demais empresas e institutos privados; e
- 1 por entidades da administração pública.
Conforme previsto no edital, a análise de mérito consistiu na valoração, tanto individual quanto comparativa, de aspectos relevantes das propostas concorrentes, com o intuito de determinar as vencedoras entre as ações finalistas, levando em consideração os critérios técnicos descritos no Anexo II e observando a diversidade de personalidades jurídicas e perfis dos proponentes, áreas de atuação e locais de execução.
Os interessados em interpor recursos contra o resultado preliminar devem fazê-lo até o dia 27 de novembro, conforme modelo disponibilizado no Anexo V do edital. Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail premiorodrigo@iphan.gov.br. O resultado definitivo das ações vencedoras deve ser divulgado até o dia 2 de dezembro.
Comissão de Mérito
A Comissão Nacional de Mérito é formada por 14 membros, entre gestores e servidores do Iphan de diferentes estados, da Fundação Cultural Palmares, do Ministério dos Povos Indígenas e do Ministério das Cidades, docentes da Universidade de Brasília, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal de Minas Gerais, além de representantes do Observatório de Favelas e da Comunidade Quilombola Mumbuca, da região do Jalapão (TO).
Os integrantes são de 11 unidades da federação, com formação nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, História, Geografia, Arqueologia, Serviço Social e Engenharia Civil. 74% dos membros da Comissão são pessoas do gênero feminino; 64% são pessoas pretas, pardas ou indígenas; e 29% declaram-se pessoas LGBTQIAPN+.
Durante as reuniões, realizadas do dia 10 a 14 de novembro, foram feitas as defesas orais das ações avaliadas. Na oportunidade, os representantes das ações puderam apresentar as atividades realizadas e responder às dúvidas e aos questionamentos dos membros da Comissão.
Confira a composição da Comissão
Com o tema “Patrimônio Cultural, Territórios e Sustentabilidade” o Prêmio contemplou ações de excelência no campo do patrimônio cultural brasileiro, a partir da valorização do território nos seus contextos urbanos, rurais e/ou periféricos, e da promoção da sustentabilidade social, ambiental e econômica.
As ações estão divididas nas seguintes categorias:
- Categoria 1 – Pessoas físicas, Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME);
- Categoria 2 – Cooperativas, associações ou grupos e coletivos não formalizados juridicamente;
- Categoria 3 – Demais empresas e institutos privados; e
- Categoria 4 – Entidades da administração pública direta e indireta municipal, estadual ou federal.
Em 2025, o concurso recebeu 876 inscrições, das quais 834 foram habilitadas e analisadas pelas 27 Comissões Estaduais. Em seguida, 175 ações foram classificadas para a Etapa Nacional, quando a Comissão Técnica indicou as 34 finalistas que passaram para a fase final.
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade tem abrangência nacional. O concurso é promovido pelo Iphan desde 1987 e reconhece iniciativas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural do Brasil. O nome do prêmio é uma homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, que em 1937 esteve à frente da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos.
Mais informações na página do Prêmio Rodrigo 2025.
Mais informações
Assessoria de Comunicação do Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil - amanda.gil@iphan.gov.br
Dúvidas - premiorodrigo@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr