Notícias
ATENDIMENTO
INSS realiza mutirões com mais de 8 mil vagas em todo o país neste fim de semana
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove, neste fim de semana (28 de fevereiro e 1º de março), mutirões de atendimento nas cinco regiões do país, com 8.343 vagas previstas em nível nacional. Serão prestados os serviços de perícia médica, realizada em parceria com o Ministério da Previdência Social, e avaliação social, etapa necessária para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os cidadãos podem agendar o atendimento de forma simples pela Central 135 ou pelo aplicativo e site Meu INSS.
Sudeste
Em Minas Gerais, as unidades do Instituto nas cidades de Montes Claros, Ponte Nova e Teófilo Otoni irão funcionar neste sábado, 28 de fevereiro, e domingo, 1º de março, oferecendo 836 vagas de perícia médica e avaliação social, distribuídas da seguinte forma:
• Montes Claros: 308 vagas;
• Ponte Nova: 180 vagas;
• Teófilo Otoni: 348 vagas.
No Rio de Janeiro, foram disponibilizadas 1.126 vagas de perícia médica, ao todo no fim de semana. Dessas, 951 vagas são para sábado (28), nas unidades de Araruama, Bangu, Barra do Piraí, Cabo Frio, Nova Iguaçu e Petrópolis. Já no dia 1º de março, as agências de Araruama e Cabo Frio terão mais 175 vagas. Confira a distribuição da vagas do fim de semana por unidade:
• Araruama: 180 vagas
• Bangu: 200 vagas
• Barra do Piraí: 75 vagas
• Cabo Frio: 175 vagas
• Nova Iguaçu: 241 vagas
• Petrópolis: 255 vagas
Em São Paulo, o total de vagas no fim de semana é de 1.314, sendo a maior parte para perícia médica. Veja a distribuição por agência:
• Bragança Paulista: 408 vagas (perícia médica) e 12 (avaliação social);
• Franco da Rocha: 204 vagas de perícia médica;
• Ribeirão Preto-Amador Bueno: 570 vagas de perícia médica;
• Capão Bonito: 60 vagas de perícia médica;
• Itapeva: 60 vagas de perícia médica.
Nordeste
A região Nordeste contará com mutirões do INSS neste fim de semana, dias 28 de fevereiro e 1º de março. Ao todo, estão previstas 2.810 perícias médicas e 550 avaliações sociais, totalizando 3.360 atendimentos em toda a região.
Em Alagoas, duas agências participarão da mobilização. A APS Santana do Ipanema ofertará 200 perícias médicas no sábado e 100 no domingo, enquanto a APS Tabuleiro, vinculada à GEX Maceió, realizará 325 perícias no sábado e 194 no domingo, ampliando o acesso da população aos serviços previdenciários.
Na Bahia, os atendimentos ocorrerão em quatro unidades. A APS Ilhéus realizará 20 perícias médicas e 50 avaliações sociais. Já a APS Brumado ofertará 45 perícias, a APS Jacobina 170 perícias médicas e a APS Paripiranga 55 perícias médicas, estas duas últimas vinculadas à GEX Juazeiro.
No Ceará, a mobilização ocorrerá na APS Parquelândia, com a oferta de 500 avaliações sociais ao longo do fim de semana.
Na Paraíba, os atendimentos estarão concentrados em duas unidades: a APS Sousa, com 50 perícias médicas, e a APS Tambauzinho, que disponibilizará 482 perícias médicas.
Em Pernambuco, três unidades participarão da ação. A APS Petrolina ofertará 18 perícias médicas, a APS Caruaru 491 perícias médicas e a APS Recife Encruzilhada 350 novas perícias médicas.
Já em Sergipe, a APS Siqueira Campos realizará 310 perícias médicas durante o mutirão.
Sul
No Paraná, as unidades do INSS nas cidades de Araucária, Paranaguá e Maringá oferecem, no fim de semana 682 vagas de perícia médica e avaliação social, distribuídas da seguinte forma:
• Araucária, 232 vagas;
• Paranaguá, 133 vagas;
• Maringá, 317 vagas.
Em Santa Catarina, a unidade do Instituto no município de São José também participará do mutirão nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, com a oferta de 84 vagas para perícia médica e avaliação social.
Centro-Oeste
Em Goiás, a unidade do INSS em Anápolis (APS Benefício por Incapacidade) funcionará neste sábado, 28 de fevereiro, com a oferta de 150 vagas de perícia médica.
No Mato Grosso, o mutirão de perícias médicas será distribuído em três municípios ao longo do fim de semana. A APS Mirassol do Oeste ofertará 100 vagas, sendo 50 no sábado (28) e 50 no domingo (1º de março); a APS Juína realizará 50 perícias médicas no domingo; e a APS Cáceres disponibilizará 80 vagas no sábado, reforçando o acesso aos serviços previdenciários no estado.
Norte
Os atendimentos do fim de semana no Norte estarão concentrados no Pará, com mutirão em Santarém e Altamira. As 645 vagas estão distribuídas da seguinte forma:
• Santarém: 300 vagas (sábado) e 300 vagas (domingo;
• Altamira: 45 vagas (sábado)
Texto: Ascom
Foto: Rafael Carvalho (INSS)