Notícias
ATENDIMENTO
INSS orienta população em Fortaleza (CE) durante Festival Ceará Sem Fome
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) participou, na última semana, de mais uma edição do Festival Ceará Sem Fome, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A ação levou orientações previdenciárias e assistenciais ao público presente no evento.
Entre os primeiros atendidos estava a segurada Elsa Bastos, de 62 anos, que buscava informações sobre aposentadoria. Ela contou que soube da participação do INSS por meio das redes sociais. “Eu queria muito dar entrada na minha aposentadoria. Nunca tinha procurado me informar sobre isso. Vi no Instagram que o INSS estaria aqui, recebi as orientações de que precisava e saio muito feliz”, afirmou.
Durante o evento, os assuntos mais procurados pelos participantes foram dúvidas sobre tempo de contribuição, simulação de aposentadoria, agendamento de benefícios, cumprimento de exigências e consultas sobre requerimentos em andamento. Ao longo da programação, 40 pessoas receberam atendimento e orientações da equipe do Instituto.
Macarina também buscou atendimento no estande do INSS. Mãe de Yarley, de 14 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ela procurava informações sobre o andamento do pedido de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Durante a consulta, descobriu que a perícia médica necessária para a análise do benefício já estava agendada para o dia 27 de julho. “Eu não sabia que a perícia já estava marcada. Saio daqui mais tranquila e com a certeza dos próximos passos do processo”, afirmou.
As orientações previdenciárias foram prestadas pelo técnico do Seguro Social Sérgio Cândido, chefe do Setor de Administração de Informações do Segurado da Gerência-Executiva do INSS em Fortaleza. “É uma oportunidade de ir ao encontro dos segurados e ampliar o acesso à informação. Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seus direitos e necessitam de um atendimento mais próximo e humanizado. Ao participar de um evento inclusivo promovido pelo Governo do Estado, o Governo Federal também se faz presente por meio dos serviços do INSS”, destacou.
Além do INSS, o festival reuniu diversos órgãos e instituições parceiras, entre eles o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), o Sistema Nacional de Emprego (Sine), a Defensoria Pública do Estado do Ceará e o Sebrae.
Em sua terceira edição, o Festival Ceará Sem Fome tem como objetivo valorizar e reconhecer o trabalho dos agentes que atuam no combate à insegurança alimentar, apresentar os resultados e avanços do programa e promover espaços de formação e troca de experiências.
Texto: Eduarda de Almeida, sob supervisão de Claudiene Costa (Secom/CE)