Notícias
CIDADANIA
Indígenas representam 80% dos atendimentos do PREVBarco em Atalaia do Norte (AM)
Famílias de segurados foram atendidas em unidade flutuante do INSS. Foto: Felipe Carvalho - Foto: Roneymar Alves
Uma das unidades flutuantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), chamada PREVBarco AM III - "Vovô Alarico", está em Atalaia do Norte, no extremo oeste do Amazonas, até a próxima sexta-feira, dia 14, levando serviços previdenciários a comunidades indígenas e população ribeirinha. Desde 3 de novembro, servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social atendem, em média, 80 pessoas por dia, das quais cerca de 80% são integrantes das comunidades indígenas do Vale do Javari, das etnias Kanamari, Korubo, Kulina Pano, Marubo, Matis, Mayoruna (Matsés) e Tsohom-Djapá (ou Djapá).
Na região, as comunidades indígenas criam alojamentos temporários em volta da embarcação, para ficarem durante o período em que recorrem aos serviços do INSS. Um esforço que vale a pena e muda realidades, como a de Flávio, de 34 anos, da etnia Kanamari, que estacionou a canoa perto do PREVBarco para garantir os direitos da família. “Minha esposa já teve o salário-maternidade concedido, fomos ao barco e estamos aguardando a perícia da minha filha para o BPC”, detalhou.
Alguns dos atendimentos contam com o apoio dos intérpretes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), ou de voluntários, para traduzir as línguas dos povos originários aos servidores do INSS e da Perícia Médica Federal, do MPS. Casos de Reneza Kanamari, de 45 anos, que viajou por quatro dias para chegar ao PREVBarco. “Fizemos a viagem pelo rio sem paradas, mas valeu a pena, porque conseguimos o BPC da minha filha”, contou, em sua língua originária.
A maior parte das solicitações desse público corresponde ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), salário-maternidade e aposentadoria por idade rural. No PREVBarco também são feitas as perícias médicas e avaliações sociais no processo de reavaliação periódica do BPC.
O INSS movimenta mais de R$ 950 mil todos os meses no município, com base na folha de pagamento mensal. Com os novos benefícios concedidos, mais renda será distribuída de forma regular após a saída do PREVBarco.
Serviço:
PREVBarco em Atalaia do Norte (AM)
Local: Porto de Atalaia do Norte
Data: 3 a 14 de novembro
Horário: 8h às 17h
Texto: ACS SRNCO
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br

