Notícias
MCTI anuncia diretor interino e institui Comissão de Busca para escolha da nova direção do INPE
O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio De Nardin, entregou seu pedido de exoneração do cargo nesta quarta-feira (19/02) para a ministra Luciana Santos, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília.
A exoneração, a pedido, foi publicada nesta quinta-feira (20) no Diário Oficial da União, assim como a portaria que nomeia a Comissão de Busca responsável pela seleção dos candidatos à nova direção do INPE.
A Comissão de Busca é formada por Luis Manuel Rebelo Fernandes, do MCTI, que a preside; Carlos Afonso Nobre, pesquisador; João Paulo Ribeiro Capobianco, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Luiz Bevilacqua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Julio Shidara, da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil.
Diretor interino
A direção interina do INPE será exercida por Antonio Miguel Vieira Monteiro, que comandará o Instituto durante o processo realizado pela Comissão de Busca. O diretor interino é servidor de carreira do INPE e coordena o LiSS - Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais da Divisão de Observação da Terra e Geoinformação (DIOTG) do Instituto.
Com formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Antonio Miguel Vieira Monteiro possui mestrado em Computação Aplicada pelo INPE e doutorado em Engenharia Eletrônica e Controle/Ciência da Computação pelo Centro de Ciência Espacial da Escola de Engenharia Aplicada da Universidade de Sussex em Brighton, Reino Unido.