Conjuntura do Setor Aéreo

 A partir de 2017, a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra), em parceria com o Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC), passou a divulgar mensalmente, a Conjuntura do Setor Aéreo. 

A Análise de Conjuntura do Setor Aéreo visa ampliar o conhecimento sobre o setor e os fatores que o influenciam mediante a elaboração de relatórios técnicos mensais. Sua elaboração surgiu da necessidade de um acompanhamento com foco conjuntural de forma que seja oferecido um agrupamento com grande diversidade de dados que caracterizam o desempenho deste setor. O relatório tem como público-alvo os interessados no campo de aviação civil, sendo estes passageiros, profissionais, empresas, governos, instituições e qualquer outra associação ou organização com foco de interesse no setor aéreo brasileiro.

Neste contexto, é realizado o acompanhamento da movimentação dos principais aeroportos, rotas, aproveitamento das aeronaves, demanda e oferta em relação a passageiros e carga, taxa de câmbio, indicadores de empregabilidade, e a averiguação das motivações das mudanças verificadas, fornecendo também expectativas para o setor.

O produto Análise de Conjuntura do Setor Aéreo é dividido em seis capítulos, denominados Resumo executivo, Movimentação de passageiros, Movimentação de cargas, Companhias aéreas, Indicadores de atividade econômica para o setor aéreo e Fatos relevantes.  

 
 CONJUNTURA DO SETOR AÉREO

Relatórios 2020

Relatório - Maio

Relatório - Abril

Relatório - Março

Relatório - Fevereiro

 

Relatórios 2017

 

Relatório - Novembro

Relatório - Outubro

Relatório - Setembro

Relatório - Agosto

Relatório - Julho

Relatório - Junho

Relatório - Maio

Relatório - Abril

Relatório - Março 

Relatório - Fevereiro

 

Notas Metodológicas

end faq

{loadposition perguntasfreq9}