PPGCI-Ibict recebe nota 7 na avaliação da CAPES
A nota foi referente ao período da Avaliação Quadrienal da Capes (2021–2024).
A nota foi referente ao período da Avaliação Quadrienal da Capes (2021–2024).
Primeiro encontro do Grupo de Pesquisa Arquitetura da Informação – LAInf marca o início das atividades do grupo na consolidação de pesquisas voltadas à organização, estruturação e uso da informação em ambientes digitais e híbridos.
O período de matrículas acontece de 12 a 16 de janeiro.
A área é responsável por desenvolver e manter sistemas e serviços de informação científica e bibliográfica, além de liderar iniciativas estratégicas em Ciência Aberta no Instituto. Confira a retrospectiva.
Retrospectiva destaca a ampliação de conteúdos, produtos educativos e iniciativas interativas desenvolvidas pelo Canal Ciência
O Enancib – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação divulgou a lista oficial de trabalhos premiados do XXV Enancib, no âmbito do Prêmio Melhores Trabalhos por Grupo de Trabalho (GT) – Edição 2025. A iniciativa reconhece pesquisas de destaque apresentadas durante o evento e contempla diversos pesquisadores do Ibict, reafirmando a relevância da atuação do instituto na produção científica nacional.
O evento ocorreu no dia 11 de dezembro de 2025, na sede do Ibict
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou da celebração dos 15 anos do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em uma atividade online realizada no contexto das comemorações dos 50 anos do curso de Biblioteconomia da instituição. O evento reuniu representantes de diferentes instâncias institucionais, evidenciando o caráter transversal e estratégico do Repositório Institucional para a universidade e para o ecossistema nacional de Ciência Aberta
Confira a retrospectiva das principais ações da Coordenação de Tecnologias Aplicadas (COTEA) do Ibict em 2025. Ao longo do ano, a área fortaleceu a informação para a sustentabilidade e a economia circular, com destaque para a modernização do SICV Brasil e a ampliação de seus inventários. A COTEA também promoveu eventos, firmou parcerias estratégicas, ampliou sua atuação em redes nacionais e internacionais e implementou projetos e programas institucionais voltados ao uso qualificado de dados ambientais.