Ibict vai lançar Plataforma Olimpíadas Científicas e livro sobre cultura científica em evento na UnB
O evento ocorrerá das 9h às 17h no auditório da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB)
O evento ocorrerá das 9h às 17h no auditório da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB)
Atividade marca o encerramento do projeto “Estudo para Implementação de Modelo de Preservação Hipátia no TCU”
Evento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)
O trabalho “Faróis possíveis para Ciência Aberta”, desenvolvido por pesquisadores do Ibict, foi premiado no XXIII SNBU. O estudo propõe três tipos ideais de bibliotecas universitárias, utilizando a abordagem weberiana para analisar seu papel no avanço da Ciência Aberta e na Agenda 2030. A pesquisa destaca a relevância estratégica dessas instituições para impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Atualização garante conformidade com as normas mais recentes da ABNT e amplia o escopo de referências para uma gama ampla de formatos de documentos, oferecendo mais praticidade para pesquisadores que utilizam ferramentas como o Zotero.
A atividade marcará o encerramento do projeto “Estudo para Implementação de Modelo de Preservação Hipátia no TCU” e apresentará os resultados alcançados na construção do Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq)
Pesquisadores, professores e estudantes vinculados ao Ibict e ao seu Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict) participaram ativamente do 25º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib) com a apresentação de trabalhos científicos. O evento ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), de 4 a 8 de novembro.
Confira os trabalhos apresentados pelo Ibict no 25º Enancib
O diretor Tiago Braga participou da mesa de abertura do evento, enquanto Cecília Leite, coordenadora-geral da CGIT, integrou a mesa de encerramento. Ao longo da programação, pesquisadores do Ibict apresentaram 11 trabalhos científicos, demonstrando a ampla participação e a contribuição da instituição para o avanço da pesquisa em Ciência da Informação.
Observatório Brasília Empreendedora (OBE) tem como objetivo mapear e apoiar mulheres empreendedoras de Brasília, além de produzir conhecimento estratégico para subsidiar a tomada de decisões baseada em dados e evidências.
O trabalho “Soberania e Governança de Dados de Povos Indígenas em tempos de Inteligência Artificial Generativa” conta com participação das pesquisadoras do Ibict Emanuelle Torino e Silvana Vidotti, que discutem os desafios éticos e legais do uso de dados no contexto da IA para a soberania e governança de dados de povos indígenas.
Workshop integrou a programação da 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA) e apresentou o Deposita Dados, repositório nacional de dados de pesquisa coordenado pelo Ibict
Ibict participa da abertura da 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConFOA), que reúne as comunidades dos países lusófonos que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta
Encontro reuniu pesquisadores que compartilharam dados, processos e resultados de projetos contemplados no Edital COPAV
Com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, o evento apresentou o projeto de pesquisa que resultou em um sistema integrado para as bibliotecas de museus, fruto da colaboração entre o Ibict e o Ibram.
O Ibict é um dos mais novos integrantes da Rede Blockchain Brasil (RBB), No início de 2025, o Ibict implantou seus primeiros nós na rede de testes da RBB. Em julho, avançou ao colocar nós em operação no ambiente de produção, com capacidade para validar transações. Essa conexão permite ao Ibict utilizar a infraestrutura da RBB para desenvolver e implementar aplicações de interesse público que se beneficiam da tecnologia blockchain.
Entre os principais produtos do projeto está o Mapa de Risco do Patrimônio Digital Brasileiro, que apontará vulnerabilidades, ameaças e áreas críticas relacionadas à preservação de conteúdos digitais
A pesquisa avaliou sistemas de gestão de resíduos na região Nordeste do Brasil com o uso dos métodos de avaliação do ciclo de vida (ACV) e de análise da demanda cumulativa de energia. Um dos principais resultados mostra que o uso de tecnologias mais eficientes pode reduzir o potencial de aquecimento global por tonelada de resíduos.
Evento reuniu pesquisadores e gestor público para debater os caminhos da ciência no combate à desinformação
Trabalho foi apresentado por Priscilla Mara Bermudes Araújo, da Coepi-Ibict, em 28 de fevereiro de 2025.
A conferência, sediada em Chicago, Estados Unidos, foi palco para o compartilhamento de conhecimento e a construção de parcerias no cenário global dos repositórios digitais. Pesquisadores do Ibict compartilharam os resultados mais recentes e os avanços significativos de suas pesquisas aplicadas no campo dos repositórios científicos.
‘Modelo Hipátia’ integra gestão, preservação e acesso, garantindo autenticidade documental em diversos órgãos públicos
Publicação do Ibict organiza termos técnicos e propõe referências conceituais para análises e políticas públicas sobre integridade da informação
Artigo publicado na Rede Bori apresenta pesquisa que avaliou 1,3 milhão de artigos, de 2018 a 2024, com ao menos uma autoria brasileira, disponíveis no banco de dados OpenAlex. Os resultados revelam uma desigualdade significativa, apesar de as mulheres serem maioria na graduação e pós-graduação em oceanografia.
Repositório oficial do Ibict posiciona a plataforma como um ambiente digital de alta confiabilidade para a comunidade científica
Ferramenta integra o projeto Baobá e facilita o acesso a conjuntos de dados públicos extraídos de ambientes digitais.
Escrita para equipes editoriais de todos os níveis, a publicação apresenta fundamentos técnicos, histórico da comunicação científica, boas práticas com o o software livre OJS e orientações práticas baseadas nas diretrizes SciELO.
Desenvolvida e mantida pelo Ibict, plataforma fortalece a infraestrutura científica nacional ao reunir e promover o uso de softwares livres, códigos-fonte e soluções técnicas produzidas por pesquisadores, desenvolvedores e instituições públicas
Encontro no dia 21 de maio vai apresentar o Novo Portal de Serviços do INPI, projeto desenvolvido em parceria com o Ibict e que busca substituir o atual sistema de busca do INPI por uma solução mais moderna, escalável e eficiente, capaz de atender às necessidades de diferentes tipos de usuários.
Archeion Online é um periódico eletrônico vinculado ao curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba