Notícias
Alimentação Escolar
FNDE marcará presença no I Seminário Nacional Povos Indígenas: etnodesenvolvimento e sustentabilidade
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), participará do I Seminário Nacional Povos Indígenas: etnodesenvolvimento e sustentabilidade, na próxima quinta-feira, dia 29, às 14h30. O evento tem como finalidade promover diálogo sobre perspectivas, ferramentas e instrumentos para o etnodesenvolvimento, com foco na abordagem econômica e de sustentabilidade socioambiental entre os povos indígenas, o governo federal, estados, municípios e a iniciativa privada.
Em sua apresentação, o representante do FNDE falará sobre a alteração na legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que permite a entrega de kits de gêneros alimentícios diretamente aos estudantes durante a pandemia do coronavírus. Também abordará as novas diretrizes sobre alimentação e nutrição no âmbito do Pnae, estabelecidas pela Resolução nº 6/2020. Além de detalhar regras importantes do programa, como a que determina que 30% dos recursos transferidos pelo Pnae devem ser destinados à compra direta de produtos da agricultura familiar, com prioridade para assentamentos da reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas e quilombolas.
“O Pnae agrega elementos relacionados a produção, acesso e consumo, com objetivo de, simultaneamente, oferecer alimentação saudável aos estudantes e apoiar o desenvolvimento local, priorizando as comunidades indígenas e sua cultura alimentar”, destaca a coordenadora-geral do Pnae, Karine Santos.
Promovido pela Fundação Nacional do Índio (Funai), em parceria com a Secretaria de Governo da Presidência da República e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o seminário ocorre entre hoje e a próxima sexta-feira, dia 30. Os interessados podem acompanhar o evento por meio do canal oficial da Funai no YouTube.