A 2ª Cúpula Global da Coalizão para Alimentação Escolar reunirá líderes de Estados-membros, organismos regionais e parceiros como organizações das Nações Unidas, instituições financeiras internacionais e fundações filantrópicas, ONGs, instituições de pesquisa, além de parlamentares, representantes de cidades e municípios, lideranças indígenas, jovens e coalizões de sistemas alimentares.
Guiada pelas prioridades estabelecidas pelo Grupo de Trabalho da Coalizão, o encontro de dois dias destacará o progresso alcançado em relação aos objetivos da Coalizão desde a 1ª Cúpula Global, realizada pela França em Paris. O evento reforçará como governos e parceiros estão investindo em programas de alimentação escolar como uma política pública poderosa, capaz de impulsionar ações globais diante dos principais desafios do nosso tempo. A cúpula servirá como uma plataforma para fomentar colaborações e mobilizar compromissos para os próximos dois anos.
Objetivos da Cúpula
▶ Mobilizar ações
Mobilizar tomadores de decisão e parceiros para investir em alimentação escolar como uma prioridade educacional, social e econômica essencial, criando impulso em direção à meta global de alcançar mais 150 milhões de crianças. Posicionar as refeições escolares saudáveis e nutritivas como uma política pública capaz de impulsionar ações globais diante dos principais desafios da atualidade.
▶ Avaliar o progresso desde a última cúpula em 2023
Compartilhar novos conhecimentos e evidências do que funciona, destacando avanços nos compromissos assumidos pelos países e lançando produtos de conhecimento, incluindo a nova edição do relatório emblemático "O Estado da Alimentação Escolar".
▶ Expandir parcerias e redes
Oferecer uma oportunidade para países e parceiros se conectarem, trocarem experiências e iniciarem novas colaborações. Fortalecer redes e parcerias que ampliem a ação global.
▶ Preparar o futuro
Proporcionar um espaço para inovação, incluindo conexões com a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Programação
Dia 1 – Quinta-feira, 18 de setembro
Sessão de abertura com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Educação, Camilo Santana
⏰ 8:45 - 10:15
Sessão 1: Mostrando o progresso
A sessão destacará os avanços nos compromissos dos países desde a primeira Cúpula Global em 2023, além de novos compromissos anunciados por países — incluindo aqueles em situação de maior vulnerabilidade — e dará boas-vindas a novos membros da Coalizão. Também será lançado o relatório "O Estado da Alimentação Escolar 2024".
⏰ 10:15 - 12:15
Visita dos ministros à Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Johnson
⏰ 12:30 - 13:30
Sessão 2: Aplicando o que funciona – mais evidências para os tomadores de decisão
Sessão com diálogo entre ministros e a rede formada pelo Consórcio de Pesquisa, destacando como a pesquisa tem sido traduzida em melhores políticas e programas.
⏰ 14:15 - 15:30
Sessão 3: Combinando ambição com estratégias de financiamento sustentável
Reunião com ministros das finanças e instituições financeiras internacionais para apresentar mecanismos financeiros inovadores e parcerias, incluindo a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
⏰ 16:00 - 17:20
Dia 2 – Sexta-feira, 19 de setembro
Sessão 4: Preparando o futuro – alimentação escolar e sistemas alimentares sustentáveis
Apresentará como os países estão usando abordagens inovadoras para catalisar a transformação dos sistemas alimentares de forma ambientalmente responsável, preparando o caminho para a COP 30.
⏰ 9:00 - 10:30
Sessão 5: Alimentação Escolar como Rede Estratégica de Proteção: fortalecendo resiliência e capital humano
Esta sessão apresentará compromissos expressivos de governos que utilizam a merenda escolar como mecanismo de proteção social, tornando-a parte essencial de seus esforços nacionais para apoiar comunidades e crianças em diferentes contextos.
⏰ 11:00 - 12:00
Sessão 6: O poder das cidades e municípios: impulsionando inovação e responsabilidade em nível local
Debate conduzido por prefeitos que são referência e mostrarão como estão promovendo inovação na alimentação escolar em âmbito local.
⏰ 12:00 - 12:45
Sessão 7: Parcerias de Impacto: governos e parceiros avançando com a alimentação escolar para todas as crianças
A sessão destacará iniciativas já existentes e novas para ampliar o apoio e a colaboração de parceiros com governos, a fim de alcançar as metas da Coalizão, incluindo um relatório de organizações da sociedade civil sobre o "Chamado para Ação" lançado na 1ª Cúpula Global em 2023.
⏰ 14:30 - 15:45
Alimentação Escolar no Brasil
Pa´íses que fazem parte da coalizão
Mais Informações
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Entenda o papel do Brasil na Coalizão para a Alimentação Escolar
Cúpula reunirá mais de 100 países na próxima semana, em Fortaleza (CE), para garantir refeições saudáveis e regulares a todas as crianças até 2030. O Brasil preside a iniciativa ao lado da França e da Finlândia
Alimentação Escolar
Fortaleza será palco de encontro global sobre alimentação escolar
Evento acontece em setembro e reunirá mais de 100 delegações de todo o mundo