Notícias
Farmacêuticos de hospitais militares aprendem sobre farmácia clínica
Brasília, 07/12/2018 - Farmacêuticos dos hospitais militares de Brasília puderam participar do primeiro de quatro módulos do curso em Farmácia Clínica. A capacitação ocorreu em 1º e 2 de dezembro, no Hospital das Forças Armadas (HFA).
Na abertura do evento, o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (Desas), brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini, abordou o assunto custos da saúde. Ele destacou a importância da área de Farmácia Clínica para a otimização de recursos e melhoria da assistência médico-hospitalar, com foco na promoção da segurança do paciente.
O farmacêutico e coordenador técnico científico do Conselho Federal de Farmácia (CFF), José Luis Miranda Maldonado, falou da parceria firmada entre o CFF, o Desas e a Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd). Ele informou aos participantes que disponibilizou o acesso gratuito a informações resumidas baseadas em evidência sobre medicamentos (doses, ajustes, reações adversas, usos, farmacocinética, etc) e interações medicamentosas da base de dados Micromedex. O acesso é assegurado por meio dos aplicativos do Micromedex para celular e tablet.
Com 80 horas de carga horária total, os próximos módulos ocorrerão até março de 2019. A capacitação, com cerca de 70 farmacêuticos, prepara os participantes para desenvolverem atividades clínicas e implantação dos serviços de Farmácia Clínica no âmbito dos hospitais militares. O curso é realizado pelo Desas, que é vinculado ao Sepesd, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia e com apoio logístico do HFA.
Com fotos e informações da Divisão de Saúde
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071