Notícias
Projeto Soldado Cidadão qualifica militares para o setor elétrico
Brasília (DF), 18/12/2025 - O Projeto Soldado Cidadão, uma iniciativa do Ministério da Defesa, qualificou 60 jovens militares no curso de Eletricista de Rede de Distribuição, no Rio de Janeiro, São Paulo e no Ceará. No Estado Fluminense, a formatura de 20 alunos foi realizada nesta quarta-feira (17), na sede da Enel Brasil, empresa parceira do projeto. Além da turma do Rio de Janeiro, outras 40 vagas foram concluídas em São Paulo e no Ceará, com 20 formandos em cada estado
Voltado às demandas do setor elétrico, a capacitação técnica teve duração de cerca de dois meses e foi oferecida a militares da Marinha e do Exército. A seleção dos alunos considerou critérios disciplinares, vocacionais e relacionados ao desempenho profissional, com prioridade àqueles em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com a proposta do Programa Soldado Cidadão, o objetivo é que, agora, esses formandos tenham mais oportunidades no mercado de trabalho ao fim do Serviço Militar Obrigatório. O marinheiro Patrick Mello, do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), destacou a importância do projeto para sua trajetória profissional. “Eu estava muito preocupado com o meu futuro após o término do meu tempo de serviço. Foi quando esta oportunidade surgiu para mim. Sou muito grato pela qualificação que pude alcançar e os contatos feitos”, declarou.
No Rio de Janeiro, a cerimônia contou com a presença do Coronel do Exército Alexandre Oliveira Escaleira, representando o Comando Militar do Leste; o Presidente da Enel Distribuição Rio, Francesco Moliterni; representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), dentre outros convidados.
Soldado Cidadão - O projeto é uma iniciativa do Ministério da Defesa e conta com o apoio das Forças Armadas para qualificar jovens voluntários que prestam o serviço militar e desejam se capacitar para ingressar no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos são em áreas como telecomunicações, comércio e varejo, informática e ensino profissional marítimo, selecionados de acordo com a demanda dos mercados de trabalho regionais.
Ao longo de 20 anos de atuação, o Projeto Soldado Cidadão já qualificou cerca de 300 mil egressos do Serviço Militar.
Por Bruna Lima
Fotos: Sargento Lucas Goulart e Soldado Igor Moraes / Comando Militar do Leste
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 2023-5321

