Notícias
Primeira unidade do ITA no Nordeste será na Base Aérea de Fortaleza
Publicado em
19/01/2024 17h34
Fortaleza (CE), 19/01/2024 – A união de esforços entre o Ministério da Defesa, por intermédio da Força Aérea Brasileira (FAB), e o Ministério da Educação viabilizou a implementação do primeiro campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) na região Nordeste. A unidade funcionará na Base Aérea de Fortaleza, no Ceará.
Nesta sexta-feira (19), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Ministro da Educação, Camilo Santana; e do governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou do lançamento da pedra fundamental da construção do campus do ITA no Ceará. A capital cearense foi escolhida para a construção do novo ITA devido a 40% dos alunos aprovados serem, tradicionalmente, do estado.
Em seu discurso, o Ministro José Mucio falou da importância do instituto para a região Nordeste. “Hoje nós fazemos uma redenção para o Nordeste brasileiro a partir daqui. Talvez essa seja a mais importante obra da gestão do Ministério da Defesa, que nós hoje estamos revivendo em todo o Nordeste. Os cearenses merecem esse trabalho que estamos fazendo. Essa escola é de todos os estados do Nordeste”.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, falou da importância da iniciativa conjunta. “Esse processo sinérgico, ao ampliar a capacidade de fornecimento de ensino de alto nível, trará inúmeros benefícios à região Nordeste e a todo o nosso Brasil”, afirmou.
Educação de excelência –Referência nacional e internacional em educação de qualidade, o ITA tem grande representatividade para o setor aeroespacial brasileiro, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas da engenharia. Com sede instalada em São José dos Campos (SP) desde 1950, terá sua primeira instalação fora de São Paulo.
Por Rízia Rocha
Fotos: Antônio Oliveira
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071


