Concurso MD/CAPES de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional (CDTDN)
|
O QUE É?
É um concurso de âmbito nacional, realizado bienalmente, até 2018, como atividade do MD. A partir de 2020, passou a ser realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Concurso premia dissertações de mestrado e teses de doutorado aprovadas em Programas de Pós-Graduação stricto sensu do País, nos últimos dois anos.
QUEM PARTICIPA?
Podem participar do Concurso mestres e doutores cujas teses e dissertações tenham sido aprovadas em Programas de Pós-Graduação stricto sensu, integrantes do sistema de avaliação da Pós-Graduação da CAPES, além de trabalhos que tenham sido aprovados em programas de Pós-Graduação militares.
OBJETIVO
O Concurso MD/CAPES de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional tem por objetivos identificar, dar visibilidade e valorizar, por meio de premiação em dinheiro e apoio à participação em congressos acadêmico-científicos, dissertações e teses de autores brasileiros, cujos temas tenham relação com Defesa Nacional.
COMO PARTICIPAR?
Para a realização do Concurso, é publicado Edital para abertura de inscrições, contendo as regras necessárias para cada edição. Todos os trabalhos inscritos corretamente serão submetidos a uma Comissão Julgadora.
Estão abertas as inscrições para o Concurso MD/CAPES de Dissertações e Teses Sobre Defesa Nacional (CDTDN) - Prêmio Tiradentes - Edição 2022.
A inscrição de cada dissertação ou tese deverá ser realizada, exclusivamente, pelo site https://pcd.capes.gov.br/inscricao, do dia 26 de maio e vão até 31 de julho.
![]() |
CONTATOS: |
![]() |
Confira abaixo o nome dos vencedores da segunda Edição do Concurso MD/CAPES de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional – Prêmio Tiradentes – 2022.
RESULTADO DA 2ª EDIÇÃO DO CONCURSO MD/CAPES DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE DEFESA NACIONAL – PRÊMIO TIRADENTES.
- Categoria Dissertação de Mestrado
1º Lugar: OSMANY BARROS DE FREITAS
2º Lugar: PAULO CÉSAR RIBEIRO
3° lugar: FRANÇOA TAFFAREL ROSÁRIO CORRÊA
- Menção Honrosa:
- Categoria Tese de Doutorado
CONFIRA ABAIXO INFORMAÇÕES DAS EDIÇÕES ANTERIORES
Trabalhos vencedores do Prêmio Tiradentes – 2020
Trabalhos vencedores do VIII CDTDN – 2018
Trabalhos vencedores do VII CDTDN – 2016
Trabalhos vencedores do VI CDTDN – 2014
Trabalhos vencedores do V CDTDN - 2012


