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Webinário promovido pelo Ministério da Gestão discute Medida Provisória Nº 1.221/24 para casos de calamidade

Evento contou com a participação da Casa Civil, AGU e CGU e debateu flexibilizações para enfrentar situações emergenciais, agilidade e segurança jurídica, com foco inicial no Rio Grande do Sul
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Publicado em 14/06/2024 09h56 Atualizado em 14/06/2024 18h48

Na última terça-feira (11/6), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) promoveu um webinário para esclarecer a Medida Provisória (MP) nº 1.221/24. O evento, organizado pela Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) da pasta, concentrou-se nas implicações e na aplicabilidade da MP, motivada pelo contexto das calamidades que recentemente afetaram o Rio Grande do Sul (RS). Participaram da iniciativa representantes da Casa Civil, da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU).  

A MP visa guiar as contratações administrativas e oferecer segurança jurídica durante situações de emergência. O encontro on-line reuniu especialistas e participantes da elaboração da norma. Estiveram presentes Kathyana Buonafina, secretária adjunta da Seges, Maria Paula Amorim, secretária adjunta substituta de Gestão Pública da Casa Civil, Adriano Carrijo, coordenador-geral de Normas (CGNOR) da Diretoria de Normas e Logística (Delog/Seges), Sérgio Melo Guimarães, representante da AGU), e Fernando Bastos, consultor Jurídico da CGU. A moderação foi conduzida por Everton Santos, diretor da Delog. 

Buonafina abriu a sessão destacando que a MP tem origem na catástrofe ambiental que devastou o Rio Grande do Sul e diminuiu drasticamente a capacidade de a Administração Pública agir quando a população mais precisava. Ela explicou como a impossibilidade de se realizar processos eletrônicos impediu a efetivação de contratações, resultando em uma quase paralisia administrativa. “A procuradoria geral do estado do RS procurou a gente, pois precisavam de flexibilização para dar segurança jurídica para os gestores atuarem. Era preciso abrigo, combustível para automóveis, barcos, aeronaves para levar suprimentos necessários”, afirmou.  

Segundo a secretária adjunta, o contexto de mudanças climáticas em que vivemos justifica que a MP tenha sido concebida para permitir uma resposta ágil e eficiente a desastres, não apenas no RS, mas em quaisquer situações futuras de calamidade. É preciso preparar a Administração Pública para agir rapidamente em outras situações similares que possam vir a acontecer. 

Orientações e flexibilizações 

Durante o evento, foram discutidos aspectos práticos da MP. Amorim, representando a Casa Civil, enfatizou que nem toda calamidade exigirá a aplicação dessa norma. Ela destacou a necessidade de cautela e observou: “O gestor vai precisar justificar que aquela situação tem urgência, tem um prejuízo e tem relação com a calamidade pública”. 

Carrijo detalhou a criação da MP em resposta à urgência da situação: “Fomos tomados de surpresa por esse acontecimento e fomos obrigados a tratar da MP. Fizemos o melhor possível para entregar, no menor tempo possível, o necessário”, disse, falando da agilidade necessária para salvar vidas. Ele destacou a simplificação de processos e a possibilidade de contratos informais em situações críticas. 

A prorrogação de contratos foi outro ponto abordado, com Carrijo mencionando que empresas afetadas pela calamidade necessitarão de tempo adicional para cumprir suas obrigações: “É uma situação comovente, muito triste, de empresas que perderam tudo e não vão mais conseguir entregar”. 

Ele também abordou a flexibilização do sistema de registro de preços (SRP) e as regras para adesão a atas, mediante a pesquisa periódica de valores após a assinatura da ata. "Estamos tentando contribuir para a reconstrução do Estado  e temos certeza de que esse momento vai ser superado”, concluiu. 

Sérgio Guimarães, da AGU, falou mais especificamente das contratações para obras e serviços de engenharia. Ele ressaltou a importância da apresentação de documentos dessa área, mesmo em cenários emergenciais. E lembrou que, embora alguns possam ser dispensados, outros, como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), ou o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT), permanecem obrigatórios. Guimarães também explicou a diferença entre gerenciamento de risco e matriz de risco, que deve ser estabelecida desde o início do processo de contratação. 

Guia Prático 

Fernando Bastos, da CGU, apresentou o Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade Pública. Em formato de perguntas e respostas, foi criado para ajudar gestores a navegar pelas novas diretrizes da MP nº 1.221/24. Trata-se de um recurso intuitivo para orientar os gestores a seguirem as orientações da medida, incluindo um checklist para assegurar a conformidade com a MP durante contratações públicas. “São questionamentos que naturalmente podem vir da leitura da MP”, explicou. 

O documento foi criado diante da experiência da CGU, que até hoje lida com irregularidades de contratações feitas durante a pandemia de covid-19. Bastos explica que algumas delas poderiam ter sido mitigadas pelo gestor com a execução conforme as regras vigentes. Ele defendeu que um procedimento simplificado não pode significar uma dispensa de cuidado e que, mesmo em situações excepcionais, as regras têm de ser seguidas. 

Novidades no Compras.gov.br 

Everton Santos trouxe novidades sobre o sistema Compras.gov.br, que já inclui adaptações para se adequar à MP nº 1.221/24. Foram incluídas as opções para contratações diretas com base na nova norma, além de ajustes no Sistema de Registro de Preços (SRP). No sistema Contratos, já está disponível a adesão por órgãos ou entidades federais a atas de registro de preços de estados, Distrito Federal ou municípios e por órgãos ou entidades estaduais a atas de municípios; foram retirados os limites de adesão para as atas da Central de Compras; e alterados os quantitativos de adesões. Já no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), três amparos legais foram incluídos referentes ao artigo 2º da MP: com base nos seus incisos I, II e IV.   

Santos anunciou também a entrega de novas adaptações, que foram realizadas no dia seguinte, 12 de junho. Agora, além das contratações diretas, o sistema Compras.gov.br também tem disponíveis as licitações tradicionais fundamentadas na MP, que já estão operacionais no sistema. Todas essas adaptações contribuem para a transparência e a eficácia das compras públicas em situações de emergência. 

Para concluir o webinário, Santos direcionou os participantes à página do Portal de Compras do Governo Federal, Compras.gov.br, onde estão disponíveis materiais sobre a MP, incluindo o Guia elaborado pela CGU e os tutoriais para publicação de dispensas eletrônicas e inexigibilidades e para adesão as atas de registro de preços, focados na nova medida provisória. O comunicado sobre a simplificação do processo de doações também está disponível no portal. 

Para assistir à gravação completa do webinário e obter mais informações sobre a MP nº 1.221/24, acesse o vídeo do evento aqui. 

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      • 9. Orientação sobre a Portaria nº 6/2018 - Transporte de Servidores
      • 10. Orientação para Contratação de Soluções de TIC
      • 11. Orientações gerais para planilha de custos e formação de preços
      • 12. Fluxos dos processos de planejamento da contratação e fiscalização aos moldes da Instrução Normativa de Serviços
      • 13. Orientações gerais sobre novas regras para contratação por registro de preços
      • 14. Orientação sobre a utilização do SCDP por terceirizados
      • 15. Aviso importante: orientações sobre a elaboração dos Planos Anuais de Contratações de 2020
      • 16. Orientação sobre Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – Siads
      • 17. Orientação sobre o Submódulo 2.1 da Planilha de Formação de Preços
      • 18. Orientação sobre contratos de limpeza e conservação firmados com base na Instrução Normativa nº 2, de 2008
      • 19. Orientações sobre PIS e COFINS em contratações de prestação de serviços, com dedicação exclusiva de mão de obra
      • 20. Orientação sobre locação de imóveis
      • 21. Orientação sobre a aplicação do direito de preferência nas contratações de serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens.
      • 22. Orientação sobre a utilização da cotação eletrônica no caso de dispensa de licitação
      • 23. Orientação sobre publicação dos atos administrativos de licitação
      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
  • Cidadão
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