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COMPRAS PÚBLICAS

Sistema Compras.gov.br do governo federal chega a mais uma capital

Ao aderirem ao sistema gerido pelo Ministério da Gestão, municípios têm ganho de economia nas licitações; Florianópolis é a mais nova capital a utilizar a solução
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Publicado em 12/04/2023 17h19 Atualizado em 04/07/2025 18h33

Florianópolis é a mais nova capital a aderir ao Compras.gov.br, o sistema de compras do governo federal, gerido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O Compras.gov.br une fornecedores interessados em aumentar o faturamento e a administração pública, que busca a oferta de melhores serviços e valores no mercado. O sistema tem tornado o processo das contratações públicas menos burocrático, mais ágil e acessível e está, cada vez mais, adaptado às exigências dos processos digitais e da Lei 14.133/21. 

Essa nova solução de licitação tem conquistado os gestores locais, como destaca a secretária municipal de Licitações, Contratos e Parcerias de Florianópolis, Katherine Schreiner: “Estamos confiantes de que esta fase será de grande evolução administrativa. Ganhamos muito em eficiência com as novas regras que garantem maior planejamento e melhores compras”.

O sistema é disponibilizado gratuitamente e pode ser utilizado, também, pelas administrações públicas municipais, estaduais ou outros órgãos que executem recursos públicos e queiram adotar procedimentos de licitação previstos na ferramenta.  Atualmente, o Compras.gov.br já conta com a adesão de mais de 3 mil municípios, garantindo competitividade e transparência nas licitações municipais. Com a adesão de Florianópolis, já são 22 capitais aptas a usar o sistema.

Os cidadãos também podem acompanhar os dados sobre as compras públicas brasileiras. O Compras.gov.br destina uma página para a população consultar uma série de painéis estatísticos sobre gastos públicos, dados dos municípios que utilizam o sistema e dos fornecedores nacionais e internacionais que participam das licitações do governo federal, entre outras informações relevantes.

Funcionalidades do sistema

No acesso ao Compras.gov.br, o usuário encontra diversos módulos para a operacionalização das várias etapas ao longo do ciclo da contratação pública, como o cadastro de fornecedores, realizado a partir do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf); o catálogo de materiais e serviços; a divulgação de compras; as salas de disputa; e o publicador de contratos, que garante a publicização do inteiro teor do contrato e empenhos com força de contrato no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), como determina a nova lei de licitações e contratos (Lei nº 14.133/21).
As funcionalidades do sistema são frequentemente atualizadas, em atendimento à legislação vigente e a partir da experiência dos usuários. A publicização das legislações e normativos que balizam as compras públicas, bem como os painéis com dados sobre as compras, estão disponíveis para os agentes públicos, fornecedores e cidadãos no Portal de Compras do Governo Federal.

Na página inicial já está disponível um banner que direciona os usuários fornecedores para a consulta detalhada dos processos de contratação que estão disponíveis para participação. A nova ferramenta de consulta otimiza a experiência do usuário e facilita o encontro das informações. Além disso, a página das consultas também está totalmente reformulada. Foi criada uma seção específica para contratações pela Lei 14.133, que estão disponíveis para participação.

App Compras.gov.br

O aplicativo do Compras.gov.br garante acesso fácil e eficiente às compras públicas, permitindo ao fornecedor realizar o credenciamento no sistema e apresentar propostas para contratações na modalidade dispensa de licitação pelo celular ou tablet. Além disso, as empresas podem receber, diariamente, oportunidades de contratações e, após o cadastro, receber também notificações conforme a linha de fornecimento cadastrada e do certame que está participando, como homologação de item, convocação, entre outros.

Para se credenciar no sistema pelo aplicativo, os interessados precisam seguir três passos: fazer o download do aplicativo (disponível tanto para Android quanto para iOS), entrar com o login utilizando as credenciais do GOV.BR e inserir o CNPJ ou CPF. Após o credenciamento, que é uma fase obrigatória, já é possível participar dos processos de contratação.

Compras.gov.br em números

De acordo com a última atualização do Compras.gov.br, só em janeiro deste ano, o sistema movimentou R$11,4 bilhões em compras da administração pública, desse montante, R$3,7 bilhões foram de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Nesse período de um mês, foram homologados cerca de 7.800 processos de compras públicas no sistema, que já conta com mais de 532,9 mil fornecedores, nacionais e internacionais cadastrados.

Finanças, Impostos e Gestão Pública

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      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
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