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COMPRAS PÚBLICAS

Parceria entre TCU e MGI: Economia e Eficiência na Fiscalização de Gastos Públicos

Colaboração eficiente e transparente garante o uso adequado dos recursos públicos e evita potencial prejuízo
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Publicado em 09/04/2024 17h06

A colaboração estratégica entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Diretoria de Normas e Sistemas de Logística (Delog) da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), tem gerado resultados significativos na preservação dos recursos públicos e na fiscalização das despesas governamentais. A iniciativa, que envolve a análise de dados cruciais por parte do TCU, trouxe uma economia substancial, evidenciando o compromisso mútuo com a eficiência e transparência na gestão pública. 

Essa colaboração possibilitou ao TCU acesso a dados do MGI administrado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), órgão responsável pelo maior banco de dados do país, no qual estão armazenadas informações sobre os cidadãos brasileiros. O acesso a esses dados não é aberto, tendo em vista as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), embora alguns órgãos públicos, como é o caso do TCU, tenham prerrogativa legal para acessá-los. Pelo acordo, foi compartilhado conhecimento pela equipe da Coordenação-Geral de Gestão Estratégica (CGEST) da Delog, que forneceu orientações detalhadas sobre como realizar consultas e extrair informações valiosas dos dados disponíveis, aprimorando assim as capacidades de monitoramento e análise do TCU. 

O conhecimento compartilhado foi importante para otimizar a interpretação das informações disponíveis no banco de dados gerenciado pelo Serpro. “Nessa parceria, transferimos conhecimento sobre os relacionamentos das bases de dados. Isso é importante porque os dados estruturados por si só não geram informações, mas os relacionamentos entre eles é que os transforma em informações, e foi isso que possibilitamos”, explica Magnum Costa de Oliveira, coordenador de transparência e informações gerenciais da CGEST. 

Essa iniciativa conjunta tem gerado resultados tangíveis. Entre abril de 2023 e março de 2024, a unidade técnica do TCU responsável por analisar os editais evitou um prejuízo potencial de impressionantes R$ 670 milhões. Esse valor representa um recorde histórico de benefícios financeiros auferidos pela Secretaria de Controle da Função Jurisdicional (Sejus) do Tribunal. Comparativamente, em 2018, foram evitados R$ 39 milhões em prejuízos financeiros, demonstrando o impacto substancial dessa parceria na otimização dos processos de fiscalização. 

A abordagem adotada pela Unidade de Auditoria Especializada em Contratações do TCU envolve a seleção diária de uma amostra dos avisos de licitações de bens e serviços. Esse procedimento tem como objetivo antecipar e prevenir problemas relacionados às aquisições, atuando como um mecanismo de defesa contra compras com sobrepreço ou aquisições de produtos de qualidade duvidosa. Essa prática proativa permite ao TCU intervir nas licitações antes mesmo que se tornem contratos, minimizando assim o impacto de potenciais irregularidades nos processos de contratação governamental. 

Os critérios técnicos estabelecidos pela Sejus para análise das contratações são rigorosos e abrangentes, incluindo estimativas de valores e custos, histórico de compras anteriores, qualidade dos produtos e serviços a serem adquiridos, entre outros. Essa abordagem preventiva tem se mostrado eficaz na identificação e mitigação de potenciais irregularidades nas contratações governamentais, especialmente em áreas críticas como manutenção predial, insumos para obras, aquisição de medicamentos e uniformes. 

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      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
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