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Novos manuais orientam servidores para contratações mais estratégicas, eficientes e sustentáveis

Publicações do MGI trazem boas práticas sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos e fortalecem a profissionalização de agentes públicos
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Publicado em 10/06/2025 11h43 Atualizado em 10/06/2025 11h44

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou dois manuais e um guia voltados a servidores públicos que atuam em compras e contratações governamentais. As publicações reúnem orientações sobre planejamento, critérios de julgamento, sustentabilidade e capacitação de agentes de contratação. O conteúdo está disponível no Portal de Compras do Governo Federal.

Esses materiais foram pensados para apoiar quem está na linha de frente das compras públicas. Com as três publicações, servidores de todo o país contam com ferramentas que tornam o processo mais claro, estratégico e alinhado às boas práticas da nova legislação. Eles valorizam o papel do servidor público e oferecem apoio para uma atuação segura e eficiente em cada fase da contratação.

Os manuais são resultado de uma parceria entre a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA), através da empresa de consultoria Alvarez e Marsal, e a Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/MGI), por meio da sua Diretoria de Normas e Sistemas de Logística (Delog). A ação integra um projeto no âmbito da Iniciativa Global de Compras (Global Procurement Initiative – GPI). O objetivo é incentivar boas práticas internacionais e fortalecer o serviço público brasileiro na área de contratações do governo.

Já o guia foi elaborado pela GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), por meio do projeto EcoAdvance: Rotulagem Ambiental e Compras Públicas, com apoio da equipe da Delog/Seges/MGI.

“Estes materiais foram cuidadosamente elaborados e representam um avanço importante na disseminação do conhecimento sobre contratações públicas. São conteúdos pensados para qualificar e apoiar o servidor em todas as etapas, desde a formação até a plena execução dos processos”, afirma Everton Santos, diretor da Delog/Seges/MGI.

Manual de Orientações e Boas Práticas na Nova Lei de Licitações

Com mais de 400 páginas, este manual funciona como uma bússola para quem lida com licitações e contratos. Voltado tanto para iniciantes quanto para servidores experientes, traz desde os conceitos básicos da Lei n.º 14.133 até instruções detalhadas sobre como conduzir cada fase do processo de contratação: do planejamento ao pagamento.

Entre os destaques, um esquema abrangente de todo o fluxo envolvido nas contratações, com o detalhamento de etapas, processos e subprocessos. O documento traz ainda uma abordagem sobre o Contrata+Brasil, a nova plataforma de oportunidades de negócios e a matriz de competências, que organiza de forma clara quem são os responsáveis, aprovadores, consultados e informados em cada fase do processo, de acordo com os diferentes perfis e cargos envolvidos. Essa ferramenta auxilia tanto na capacitação quanto na atuação prática dos servidores públicos.

Além disso, disponibiliza modelos de documentos, gráficos e infográficos que funcionam como facilitadores visuais, tornando mais clara a execução das atividades. O material conta ainda com sumário sistematizado, botões de navegação em todas as páginas, QR codes para leituras complementares e destaques visuais que facilitam a consulta e o entendimento dos temas.

Manual de Compras Baseadas na Relação Custo-Benefício

O outro manual apresenta métodos modernos para qualificar a tomada de decisão entre opções de produtos numa compra governamental, indo além da escolha pelo menor preço. A publicação orienta como incorporar critérios de qualidade, inovação, sustentabilidade e desempenho em todas as etapas da contratação pública.

O material mostra, por exemplo, como as decisões de compra podem levar em conta não apenas o preço, mas os benefícios que o produto ou serviço vai trazer no longo prazo. Também orienta a considerar todo o ciclo de vida do que está sendo adquirido — incluindo o tempo de uso, os custos com manutenção e até o descarte. Além disso, apresenta estratégias para analisar os gastos dos órgãos públicos e identificar formas mais eficientes de comprar, como organizar itens em categorias e entender melhor os riscos de cada contratação. Tudo isso com ferramentas simples, que ajudam o servidor a tomar decisões mais conscientes e vantajosas.

“Este manual ajuda os órgãos a fazerem escolhas mais inteligentes, considerando o ciclo completo de vida do objeto, inclusive sustentabilidade e impactos econômicos futuros”, afirma Everton Santos, diretor da Delog/Seges/MGI.

Guia para definição e aplicação de critérios de sustentabilidade nas compras públicas

O Guia apresenta um método completo para integrar a sustentabilidade nos processos de compras do setor público. Ele orienta órgãos públicos das três esferas e poderes na inclusão de critérios ambientais, sociais e econômicos em seus processos de compras e contratações, com base na norma ISO 20400. O documento parte da análise do contexto interno e externo da organização para a definição de temas prioritários (como descarbonização, inclusão social e eficiência energética), identificação e priorização de categorias de objetos de compra e estabelecimento de critérios e requisitos de sustentabilidade.

O processo de compras públicas sustentáveis abrange ferramentas como a abordagem de ciclo de vida, a análise de riscos, a normalização técnica e programas de rotulagem ambiental. O Guia também recomenda a inclusão de critérios de sustentabilidade como requisitos técnicos nos termos de referência, editais e contratos, mantendo o foco no valor e não apenas no menor preço.

Além disso, o Guia propõe o uso do Plano de Logística Sustentável (PLS) e de programas de rotulagem ambiental tipo I como instrumentos de apoio. Por fim, destaca a importância do monitoramento contínuo e da melhoria dos processos de compras públicas sustentáveis (CPS) para fortalecer a política pública e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 12.7: “Promover práticas de compras públicas sustentáveis, de acordo com as políticas e prioridades nacionais”.

Sustentabilidade: um eixo transversal

Todos os documentos reforçam a sustentabilidade como princípio essencial da Nova Lei de Licitações. Nesse sentido, compras públicas sustentáveis (CPS) são definidas como aquelas que maximizam impactos positivos e minimizam os negativos ao longo do ciclo de vida dos bens, serviços ou obras adquiridos.

O conteúdo fornecido orienta como aplicar critérios de sustentabilidade desde o planejamento da compra até a avaliação dos fornecedores e a execução contratual. Há destaque para o uso do Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) e para a consideração de impactos ambientais, sociais e econômicos nas decisões de compra.

Integração com plataformas oficiais

Os materiais estão alinhados às ferramentas digitais do governo federal, como o sistema Compras.gov.br, o Contratos.gov.br e o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Isso garante que servidores de todos os entes da federação possam aplicar o conteúdo com o apoio de modelos prontos, sistemas integrados e normas atualizadas.

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      • 13. Orientações gerais sobre novas regras para contratação por registro de preços
      • 14. Orientação sobre a utilização do SCDP por terceirizados
      • 15. Aviso importante: orientações sobre a elaboração dos Planos Anuais de Contratações de 2020
      • 16. Orientação sobre Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – Siads
      • 17. Orientação sobre o Submódulo 2.1 da Planilha de Formação de Preços
      • 18. Orientação sobre contratos de limpeza e conservação firmados com base na Instrução Normativa nº 2, de 2008
      • 19. Orientações sobre PIS e COFINS em contratações de prestação de serviços, com dedicação exclusiva de mão de obra
      • 20. Orientação sobre locação de imóveis
      • 21. Orientação sobre a aplicação do direito de preferência nas contratações de serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens.
      • 22. Orientação sobre a utilização da cotação eletrônica no caso de dispensa de licitação
      • 23. Orientação sobre publicação dos atos administrativos de licitação
      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
  • Cidadão
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    • Painel de Compras
    • Painel de Compras COVID-19
    • Painel de Custeio Administrativo
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    • Painel de Empresas Estrangeiras
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