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AQUISIÇÃO TECNOLÓGICA NO SETOR PÚBLICO

Gestão participa de evento internacional para discutir desafios na aquisição tecnológica do setor público

Especialistas abordaram lições e perspectivas internacionais no Spring Meetings 2024, organizado pelo Banco Mundial e o FMI
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Publicado em 18/04/2024 14h49

Com a digitalização moldando novas dinâmicas na Administração Pública, representantes de diferentes países se reuniram para debater os desafios enfrentados pelos governos ao adotar e implementar tecnologias para as contratações públicas. Em encontro promovido pelo Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), nesta quarta-feira (17/4), para o Spring Meetings, em formato híbrido, com sede em Washington, Estados Unidos, especialistas abordaram questões práticas e estratégicas envolvidas na modernização dos sistemas governamentais. 

Sob a moderação de Georg Neumann, líder de comunicação do Open Contracting Partnership (OCP), o evento contou com a participação de Cristina Portela, representando o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), do Brasil. Ela é coordenadora-geral na Diretoria de Normas e Logística (Delog) da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges). Também participaram do debate Mike Beaven, líder em transformação de governos do AWS Institute; Hunt La Cascia, especialista senior em setor público do Banco Mundial; e Lorena Rivero, consultora de gestão financeira pública do FMI. 

O evento abordou a complexidade da aquisição de tecnologia digital pelo setor público, especialmente quanto às necessidades e dificuldades enfrentadas por governos para a criação de plataformas digitais simples e focadas no usuário. A discussão tratou de problemas como o alto custo de aquisição de tecnologias que, por vezes, resultam em baixa adesão, insuficiência de funcionalidades ou desperdício de investimentos. Para discutir alternativas a isso, contou com a experiência de implementação de governo digital no Brasil e a bagagem do Banco Mundial, que financia sistemas para governos de diversos países. 

Para falar dos aprendizados e esforços do Brasil, Portela compartilhou sobre os desafios para a coordenação das compras públicas dada a complexidade de uma federação com culturas tão múltiplas, como é o caso do país, e da necessidade de soluções centralizadas para promover padronização e transparência. "Somos um país continental, com desigualdades significativas no acesso à tecnologia e diferenças culturais entre regiões. Além disso, somos organizados como uma federação, onde estados e municípios têm autonomia para tomar decisões. Isso, muitas vezes, leva a diferentes interpretações sobre a aquisição pública e como realizá-la para atender às necessidades de cada localidade", enfatizou Portela. 

Transparência e competitividade 

A representante do MGI destacou o Compras.gov.br como uma ferramenta crucial neste processo e o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) como o sítio eletrônico destinado à divulgação dos atos exigidos pela Lei n.º 14.133. "Em 2021, foi publicada a Lei n.º 14.133, que exige o uso de sistemas eletrônicos, a participação pública, regulamentações que governam práticas já comuns, a transparência e o treinamento de servidores públicos e fornecedores. Por isso, foi necessário adaptar sistemas para cumprir a lei e realizar compras de forma 100% eletrônica", explicou. Ela contou que todos os órgãos públicos, sejam federais ou não, precisam publicar dados sobre suas contratações no PNCP. 

Os dados do PNCP também são usados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para identificar possíveis falhas processuais mesmo antes da execução do contrato. Essa abordagem proativa aumenta a eficiência e tem evitado gastos públicos desnecessários mesmo antes do início dos contratos. “Além disso, o PNCP divulga os valores dos contratos, facilitando a competição justa entre fornecedores. Essa transparência também torna possível que cidadãos e órgãos de fiscalização examinem os processos de contratação e os fornecedores de qualquer lugar do mundo identifiquem processos disponíveis para participação. Essa competição aumentada incentiva os participantes a oferecer produtos e serviços de alta qualidade a preços competitivos, levando a melhores resultados para as entidades contratantes e para o público em geral”, disse sobre o sistema brasileiro. 

A contribuição de Portela também destacou a importância do engajamento da população e dos servidores públicos na adoção de novas tecnologias. Neumann mencionou que o Brasil está passando por uma transformação digital e que é bastante inovador em suas tecnologias para o governo e a participação popular. Conhecedor das facilidades do aplicativo Compras.gov.br para aparelhos celulares, ressaltou: "É impressionante como, em três minutos, por meio de um smartphone, um usuário pode se cadastrar para fornecer ao governo". 

Foco no usuário e no futuro 

Também foi mencionada no evento a necessidade de uma abordagem centrada no usuário ao se desenvolver sistemas digitais de administração governamental, com alerta para os riscos de sistemas projetados sem considerar as necessidades reais da população. E houve destaque para o papel crucial do setor privado na colaboração com o setor público para impulsionar a inovação e a eficiência. 

Outra questão que emergiu das discussões foi a importância de envolver os usuários finais em todo o processo de desenvolvimento, uma abordagem enfatizada por Portela e reforçada pelos demais participantes. A resistência à mudança por parte dos funcionários do governo foi reconhecida como um desafio significativo em diversos países, com a necessidade de um compromisso contínuo para garantir a adoção eficaz das novas tecnologias. 

Além disso, a discussão abordou questões relacionadas à sustentabilidade a longo prazo dos sistemas desenvolvidos, com ênfase para a importância de se pensar não apenas nas necessidades imediatas, mas também nas futuras ao projetar soluções tecnológicas. "Não devemos pensar apenas nos problemas atuais, mas também no que podemos entregar no futuro com essas tecnologias", afirmou Rivero, falando da possibilidade de usar os sistemas não somente para realizar processos de contratações públicas, como também para a coleta de dados que vão melhorar a entrega de serviços públicos às populações. 

Ao abrir espaço para perguntas dos espectadores presentes, os participantes enfatizaram a importância de capacitar os usuários e promover uma cultura de mudança, reconhecendo que a tecnologia só pode ser eficaz quando adotada e utilizada adequadamente. A experiência de usuário também foi destacada, uma vez que, se ela não for boa, os dados coletados tampouco serão, o que dificulta a coleta de informações relevantes sobre as compras governamentais para tomadas de decisão sobre políticas públicas.

Finanças, Impostos e Gestão Pública

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      • 17. Orientação sobre o Submódulo 2.1 da Planilha de Formação de Preços
      • 18. Orientação sobre contratos de limpeza e conservação firmados com base na Instrução Normativa nº 2, de 2008
      • 19. Orientações sobre PIS e COFINS em contratações de prestação de serviços, com dedicação exclusiva de mão de obra
      • 20. Orientação sobre locação de imóveis
      • 21. Orientação sobre a aplicação do direito de preferência nas contratações de serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens.
      • 22. Orientação sobre a utilização da cotação eletrônica no caso de dispensa de licitação
      • 23. Orientação sobre publicação dos atos administrativos de licitação
      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
  • Cidadão
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