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Gestão amplia categorias de serviços terceirizados beneficiadas com a redução de jornada de trabalho na administração pública federal

Instrução normativa contempla seis novas categorias, como limpeza e conservação, copeiros, garçons e recepcionistas. Órgãos devem adaptar seus contratos até o fim de dezembro
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Publicado em 19/09/2025 10h51 Atualizado em 19/09/2025 11h02

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) ampliou a relação de serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra na administração pública federal contemplados com a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. A Instrução Normativa (IN) nº 381/2025, da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), publicada nesta sexta-feira (19/8), acrescenta seis novas categorias beneficiadas e alcançará cerca de 12.700 trabalhadores. Ao todo, considerando todas as categorias contempladas anterioremente, são cerca de 19 mil pessoas alcançadas pela medida.

A medida, prevista no Decreto nº 12.174/2024, visa melhorar as condições de trabalho dos terceirizados, proporcionando um ambiente mais motivador, racional e adequado, tanto em termos de jornada laboral quanto da percepção sobre a humanização das relações.

A norma complementa a IN nº 190/2024, publicada em dezembro do ano passado, com seis novas categorias. A partir de agora, terão jornada de trabalho reduzida terceirizados que atuam nas atividades de limpeza e conservação, copeiros e garçons, recepcionistas, arquivistas e museólogos, técnicos em biblioteconomia e bibliotecário. A redução será aplicável mesmo que o título do serviço no contrato seja diferente, desde que a contratação tenha sido realizada com os códigos da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) relacionados.

O MGI implementa a redução da carga horária aos profissionais terceirizados como parte da agenda de transformação do Estado. Serviços como apoio administrativo, secretariado, arquivologia, jardinagem e lavagem de veículos já foram contemplados com a medida.

De acordo com a base de dados da Controladoria-Geral da União (CGU), atualmente são cerca de 69 mil trabalhadores terceirizados na administração pública federal e mais de 12.700 ocupam postos que foram beneficiados pela nova IN, que se somam aos já beneficiados. Ao todo, considerando todas as categorias contempladas, cerca de 19 mil pessoas já estão atendidas pela jornada de 40 horas.

O conteúdo da IN 190/2024, com os critérios para aplicação prática da redução da jornada, bem como as exceções, não foram alterados. Os contratos em vigor deverão ser ajustados por meio de termos aditivos, com modelos padronizados elaborados pela Seges/MGI e a Advocacia-Geral da União (AGU), até dia 31 de março de 2026.

Valorização do trabalhador terceirizado

A valorização dos trabalhadores terceirizados tem sido uma das frentes de atuação do MGI. Além da redução da carga horária semanal, outras ações vêm fortalecendo a dignidade e os direitos dessa força de trabalho. Por meio da Instrução Normativa nº 176/2024, a pasta estabeleceu parâmetros obrigatórios para os contratos de serviços contínuos, assegurando o pagamento de itens essenciais como salário-base, adicionais e benefícios.

A Instrução Normativa nº 81/2024, por sua vez, trouxe mais flexibilidade para o dia a dia dos trabalhadores, ao permitir a compensação de jornada em situações específicas, como recessos de fim de ano, sem prejuízos salariais. Essas medidas estão alinhadas às diretrizes do Decreto nº 12.174/2024, que reconhece e protege os trabalhadores terceirizados da administração direta, autárquica e fundacional.

O cuidado com o ambiente de trabalho também é prioridade. O Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, instituído pelo MGI, promove ações educativas, formação de lideranças e canais seguros de denúncia, com o objetivo de garantir relações laborais mais saudáveis, baseadas no respeito à diversidade e à dignidade humana.

Com foco na justiça social e na inclusão, o MGI estabeleceu ainda a reserva de vagas em contratos terceirizados para mulheres em situação de violência doméstica, incluindo mulheres trans, travestis e negras. A medida, já adotada por 17 estados, visa oferecer autonomia financeira e oportunidades concretas de reconstrução de vida, utilizando o poder de contratação do Estado como ferramenta de transformação social.

Confira a IN º 381/2025 na íntegra.
Acesse ainda a IN º 190/2024

Leia também:

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      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
  • Cidadão
    • Compras Públicas em Dados Abertos
    • Painel de Compras
    • Painel de Compras COVID-19
    • Painel de Custeio Administrativo
    • Painel de Economia de Energia
    • Painel de Empresas Estrangeiras
    • Painel de Municipios
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    • Compras.gov.br
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