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COMPRAS PÚBLICAS

Compras.gov.br já tem mais de 700 mil fornecedores e 4 mil municípios credenciados

Quase 72% dos municípios brasileiros já aderiram ao sistema de compras do Governo Federal, o que abrange mais de 90% da população brasileira
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Publicado em 04/07/2024 17h22

O sistema Compras.gov.br, utilizado para contratações de fornecedores de bens e serviços, já conta com mais de quatro mil municípios cadastrados e 700 mil fornecedores aptos para concorrer a licitações. O sistema é utilizado por todos os órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, e está disponível gratuitamente para estados e municípios que desejarem usá-lo para realizar seus processos de contratação.

De acordo com dados do Painel de Municípios, com a adesão crescente das prefeituras ao Compras.gov.br, um total de 71,86% dos municípios brasileiros já estão cadastrados no sistema, o que abrange mais de 90% da população brasileira. Todos os municípios dos estados de Roraima e Acre já aderiram ao Compras.gov.br, e a região Norte é a que possui a maior proporção de municípios cadastrados: 89,33%, seguida pela região Sul, com 77,25%. As demais regiões também já apresentam alto índice de adesão: Centro-Oeste, 74,86%; Sudeste, 72,48%, e Nordeste, 62,52%. Até a data atual, 15.330 pregões já foram realizados em âmbito municipal pelo sistema, nos últimos 12 meses, uma média de 42 por dia.

O Compras.gov.br oferece um ambiente padronizado e seguro, que minimiza o risco de fraudes e irregularidades. Além disso, é constantemente atualizado para refletir as mais recentes normas e diretrizes de contratações. Um exemplo foi a rápida adaptação do sistema após a edição da Medida Provisória nº 1.221/2024, que flexibiliza as regras de licitações públicas em situações de calamidade, como as enchentes no Rio Grande do Sul. A atualização permite que os municípios já possam utilizar a medida como amparo legal para compras emergenciais.

A plataforma está integrada ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), que já conta com mais de 700 mil fornecedores cadastrados. Isso facilita o trabalho do agente de contratação, pois os documentos de identificação do fornecedor ficam disponíveis para consulta do órgão licitante, eliminando a necessidade de verificação manual e acelerando o processo de contratação. Assim, em uma interface amigável, o sistema proporciona acesso a muitos fornecedores nacionais e internacionais, promovendo a competitividade e a obtenção de melhores preços e condições.

Facilitações do Sicaf

O Sicaf é uma ferramenta crucial no sistema Compras.gov.br, servindo como a principal porta de entrada para fornecedores interessados em participar de contratações públicas. Com ele, basta apenas informar seu número no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para se cadastrar, e uma API do sistema coleta os dados diretamente da Receita Federal do Brasil (RFB), agilizando o processo e garantindo a precisão das informações.

Depois disso, os interessados já estão aptos a concorrer a licitações, eliminando a necessidade de apresentar as certidões a cada nova participação. Essa simplificação de credenciamento gera um impacto positivo na economia do país, pois facilita a participação de mais empresas e pessoas físicas em licitações públicas.

Com a adesão crescente, o sistema é um banco de informações padronizadas sobre os fornecedores, facilitando a gestão de contratos para os órgãos públicos. Pregoeiros conseguem acessar rapidamente as informações necessárias sobre os fornecedores, simplificando o processo de contratação e tornando-o mais transparente. Assim, o Sicaf atua como uma ferramenta de triagem, pois assegura que os fornecedores cadastrados estão com seus documentos checados e entregues.

Integração

Outra característica importante é que os bancos de dados do Sicaf e do Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis) já estão totalmente integrados. Com isso, todas as sanções aplicadas a empresas são automaticamente registradas e visíveis em ambos os sistemas. Essa inovação simplifica a consulta de impedimentos por parte dos servidores responsáveis pelas contratações dos órgãos públicos, pois basta acessar um dos dois sistemas para verificar as penalidades. Além disso, elimina a necessidade de registrar sanções em duas plataformas, reduzindo burocracia e inconsistências, e alimenta o Portal da Transparência, conforme exigência da Lei nº 14.133/2021.

Segundo dados disponíveis no Painel de Fornecedores Nacionais e Internacionais, atualmente 8,5% dos fornecedores são microempreendedores individuais; 16,6% são empresas de pequeno porte; 19% são pessoas físicas e 41,6% são microempresas. Os cinco municípios com mais fornecedores cadastrados são: São Paulo, com 44.781 credenciados; Rio de Janeiro, com 35.104; Brasília, com 32.123; Belo Horizonte, com 15.726; e Manaus, com 14.407.

Além dos fornecedores nacionais, o Sicaf também tem mais de 540 fornecedores internacionais cadastrados, provenientes de 53 países, em todos os continentes. Nesse caso, o sistema exige a apresentação de um número DUNS, que é um identificador global utilizado internacionalmente. As nações com mais fornecedores credenciados são os Estados Unidos (180), a Alemanha (40), a China (39), a Suíça (23) e o Reino Unido (21).

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      • 19. Orientações sobre PIS e COFINS em contratações de prestação de serviços, com dedicação exclusiva de mão de obra
      • 20. Orientação sobre locação de imóveis
      • 21. Orientação sobre a aplicação do direito de preferência nas contratações de serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens.
      • 22. Orientação sobre a utilização da cotação eletrônica no caso de dispensa de licitação
      • 23. Orientação sobre publicação dos atos administrativos de licitação
      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
  • Cidadão
    • Compras Públicas em Dados Abertos
    • Painel de Compras
    • Painel de Compras COVID-19
    • Painel de Custeio Administrativo
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