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CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

Brasil e Chile promovem webinário sobre oportunidades em compras públicas no âmbito do Acordo de Livre Comércio entre os países

Evento, que ocorrerá dia 10 de setembro, mostrará como fornecedores brasileiros podem acessar o mercado público chileno e apresentará a experiência do país na modernização do seu sistema de compras
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Publicado em 04/09/2025 12h19 Atualizado em 04/09/2025 12h20

No dia 10 de setembro, às 10 horas (horário de Brasília), a Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI) e o ChileCompra, instituição responsável pela plataforma de compras do governo do Chile, realizarão o webinário Benefícios do Acordo Comercial Brasil–Chile: compras públicas. Com transmissão pelo canal do MGI no YouTube, o evento vai mostrar a fornecedores brasileiros como atuar no mercado de licitações do Chile e, aos agentes de contratação, a experiência chilena com a modernização do sistema de compras.

O Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Chile, em vigor desde 2019, inclui um capítulo específico sobre compras públicas, que estabelece regras para ampliar a transparência, a igualdade de condições e a não discriminação na participação de fornecedores de ambos os países em licitações governamentais. O objetivo é promover maior integração econômica e abrir oportunidades de negócios para empresas brasileiras e chilenas nos respectivos mercados públicos.

A realização do evento integra a parceria entre a Seges/MGI, responsável pela política de contratações públicas no Brasil, e o ChileCompra, no contexto do capítulo de compras públicas do acordo bilateral. O objetivo da cooperação é ampliar o acesso e informações e capacitar atores estratégicos sobre as oportunidades que o acordo oferece.

Para servidores públicos brasileiros que atuam com a temática, o webinário tem como foco apresentar as disposições do capítulo de compras públicas do acordo, bem como a experiência de modernização do sistema chileno (mercadopublico.cl), oferecendo referências úteis para a gestão das contratações no Brasil. Para empresas e fornecedores nacionais, por sua vez, o propósito é mostrar os caminhos de acesso ao mercado público chileno por meio da plataforma de compras do país, detalhando as vantagens e as condições previstas no acordo de livre comércio.

Durante a programação, o coordenador-geral de Normas da Diretoria de Normas e Sistemas de Logística da Seges/MGI, Adriano Carrijo, abordará o manual sobre o capítulo de contratações públicas do acordo, elaborado pelo MGI e pelo ChileCompra. A diretora do ChileCompra, Veronica Valle, fará uma exposição sobre como utilizar o sistema do Chile e identificar oportunidades de negócios no mercado público do país. Os participantes terão ainda uma sessão de perguntas e respostas.

Em outubro, será a vez de agentes de contratação e fornecedores do Chile participarem do webinar, no âmbito do mesmo acordo de cooperação, para conhecer como atuar no mercado brasileiro de licitações públicas, como se registrar e participar do sistema Compras.gov.br, além de receber dicas para ampliar as oportunidades de negócios.

Serviço

Webinário | Benefícios do Acordo de Livre Comércio Brasil–Chile: compras públicas
Data: 10 de setembro
Horário: 10 horas (Brasília)
Acompanhe pelo canal do MGI no YouTube, com tradução simultânea:

Áudio em português

https://youtube.com/live/UWxJj18m48A?feature=share

Áudio em espanhol

https://youtube.com/live/rqgSCPd9pHk?feature=share

Áudio original

https://youtube.com/live/FZkbZrvoDcs?feature=share

Finanças, Impostos e Gestão Pública

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Tags: GESTÃO E INOVAÇÃOCONTRATAÇÕES PÚBLICASACORDO BRASIL CHILE
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      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
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