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Atualizações no sistema Contratos.gov.br possibilita participação dos fornecedores na gestão de contratos públicos

Sistema ganha funcionalidades inovadoras para agilizar processos, melhorar a transparência e facilitar a interação entre fornecedores e órgãos públicos
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Publicado em 12/09/2024 18h22 Atualizado em 13/09/2024 12h36

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, na última segunda-feira (9/9), melhorias no sistema Contratos.gov.br, que têm o objetivo de aprimorar a participação dos fornecedores na gestão de contratos públicos. As mudanças foram apresentadas em dois webinários distintos para atender a diferentes públicos: o primeiro, às 11h, focado nos fornecedores, e o segundo, às 14h, voltado para os agentes de contratação.

A partir de agora, fornecedores podem acessar o sistema Contratos.gov.br para acompanhar o andamento de trâmites relativos ao contrato celebrado com a Administração Pública, consultar dados e realizar ações, como a entrega e a assinatura de documentos no próprio sistema.

Kathyana Buonafina, secretária adjunta de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, destacou que as atualizações visam gerar mais segurança jurídica para todos os envolvidos nas contratações públicas. “O objetivo é trazer tecnologia para a interação entre empresas fornecedoras e órgãos contratantes, garantindo maior eficiência no processo e, consequentemente, melhor serviço ao cidadão”, afirmou.

Buonafina também mencionou que a nova funcionalidade vai acelerar os pagamentos a fornecedores, o que pode aumentar a satisfação acerca das parcerias com o governo e estimular a participação de mais empresas nas contratações públicas. “A gente não pode esquecer que, para as pequenas empresas, é maior o ônus de trabalhar em processo de contratação pública mais moroso”, completou.

O diretor de Normas e Sistemas de Logística (Delog/Seges), Everton Santos, destacou que as vantagens da padronização de sistemas incluem a organização da rotina de trabalho, a eficiência no planejamento e nas estratégias de execução do orçamento e a proximidade com a realidade dos órgãos públicos. Dessa forma, destaca que “a tecnologia vem para dar todo o apoio que a gente precisa para que os serviços públicos sejam mais bem qualificados no seu objetivo de entrega para o cidadão”.

O diretor também apontou vantagens para os pequenos empreendedores: “A ideia é que, de trás do balcão, as pessoas consigam fazer negócio com o governo e, inclusive, acompanhar a execução não só das propostas que são apresentadas, mas do dia a dia das execuções”.

Funcionalidades melhoradas

Agora, além de englobar o Compras.gov.br e o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), o acesso também inclui o sistema Contratos.gov.br, que anteriormente não estava disponível para os fornecedores. Essa tela de acesso também foi atualizada para garantir uma experiência de usuário mais intuitiva.

O sistema Contratos.gov.br, que foi incluído, pode ser acessado por dois perfis de fornecedores: administrador de contratos e preposto. Os perfis são atribuídos pelos agentes de contratação no momento do lançamento do contrato no sistema, seguindo as indicações da empresa contratada pela Administração Pública. Em geral, o perfil de administrador é destinado ao proprietário ou à autoridade máxima da empresa, enquanto o de preposto é direcionado ao responsável específico pela gestão do contrato.

Pelo Contratos.gov.br, os fornecedores podem visualizar todos os contratos relacionados ao seu nome e acessar dados detalhados sobre cada um deles, assim como exportar as informações para outros programas, como planilhas eletrônicas. Além disso, podem acompanhar o andamento dos processos, realizar assinaturas de documentos, informar entregas e monitorar o que ainda falta e o que já foi entregue, com todas as informações disponíveis também para gestores e fiscais. A nova funcionalidade também permite que os fornecedores acompanhem os cronogramas de pagamentos diretamente pelo seu perfil no Contratos.gov.br.

Luís Maurício Zanin, representante do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), destacou a importância dessas atualizações. “O trabalho que está sendo desenvolvido é algo absolutamente transformador da realidade das micro e pequenas empresas do Brasil. Esta é a primeira entrega de interação com o fornecedor na fase de gestão contratual. Isso envolve a simplificação, a melhoria de gestão, um impacto no tempo de pagamento e a padronização de procedimentos”, celebrou.

Uma das maiores entregas para os agentes de contratação é a sistematização de seus atos, padronizando-os e estreitando sua interação com o fornecedor. A padronização se inicia com a elaboração e a assinatura da ordem de serviço ou fornecimento.
Outra novidade é a possibilidade de interagir com o fornecedor gerando e assinando as ordens de serviço ou fornecimento no sistema. Além desta forma de interagir, é possível comunicar a recepção de uma entrega, realizar o fluxo de recebimento e inserir os parâmetros do contrato, possibilitando personalizar as atividades de gestão e fiscalização contratual.

Fluxo da entrega e transparência

O sistema permite que o fornecedor, o gestor ou o fiscal de contrato comuniquem uma entrega de forma mais eficiente. Se a comunicação for feita pelo fornecedor, a Administração Pública poderá visualizar e analisar as entregas relacionadas a uma ordem de serviço. O fiscal de contrato pode verificar a documentação e, se necessário, solicitar documentos adicionais antes mesmo de emitir o Termo de Recebimento Provisório (TRP), que registra a entrega inicial de um bem ou serviço contratado e permite a verificação antes da aceitação final.

O TRP pode agora ser feito dentro do sistema, com o fornecimento das informações solicitadas no campo indicado e um clique. Com isso, o documento ficará disponível para assinatura eletrônica no próprio sistema pelas pessoas indicadas como signatárias. Depois de o gestor de contratos atestar que os itens recebidos estão em conformidade com o que foi acordado, ele pode elaborar o Termo de Recebimento Definitivo (TRD), que também fica disponível para assinatura eletrônica no sistema. Enquanto isso, o fornecedor pode acompanhar essas etapas pelo seu perfil, garantindo maior transparência e previsibilidade no fluxo de recebimento do objeto contratado.

O novo perfil fornecedor já está em funcionamento. Para ter acesso aos dados disponibilizados, não é necessária nenhuma ação por parte nem do contratado nem gestor e do fiscal do contrato. Fornecedores devem apenas entrar com seu login e senha no sistema Compras.gov.br, e, aos gestores e fiscais dos contratos, basta que continuem fornecendo as informações já previstas em normas de contratação.

Para mais informações, um manual está disponível no sítio Compras.gov.br, oferecendo orientações detalhadas sobre as novas funcionalidades, bem como os webinários Parte 1 - Visão fornecedor e Parte 2 - Visão Governo.

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      • 15. Aviso importante: orientações sobre a elaboração dos Planos Anuais de Contratações de 2020
      • 16. Orientação sobre Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – Siads
      • 17. Orientação sobre o Submódulo 2.1 da Planilha de Formação de Preços
      • 18. Orientação sobre contratos de limpeza e conservação firmados com base na Instrução Normativa nº 2, de 2008
      • 19. Orientações sobre PIS e COFINS em contratações de prestação de serviços, com dedicação exclusiva de mão de obra
      • 20. Orientação sobre locação de imóveis
      • 21. Orientação sobre a aplicação do direito de preferência nas contratações de serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens.
      • 22. Orientação sobre a utilização da cotação eletrônica no caso de dispensa de licitação
      • 23. Orientação sobre publicação dos atos administrativos de licitação
      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
  • Cidadão
    • Compras Públicas em Dados Abertos
    • Painel de Compras
    • Painel de Compras COVID-19
    • Painel de Custeio Administrativo
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