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Atualizações no Compras.gov.br Contratos

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Publicado em 08/09/2022 14h38 Atualizado em 21/03/2023 10h33

A data de atualização da notícia não é atualização de conteúdo. Trata-se da republicação da notícia após o período de defeso eleitoral, conforme regra de suspensão temporária dos conteúdos, orientada pela Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações (Secom/MCom).  

Nas últimas semanas, o Compras.gov.br Contratos – que já não se chama Comprasnet Contratos (!) – recebeu algumas atualizações e estamos passando para apresentá-las a vocês: 

  1. Link do contrato no PNCP 

Contratos firmado com embasamento na Lei º 14.133/2021, devem ser publicados no Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP). O Compras.gov.br Contratos já envia seus contratos, termos e arquivos para lá há algum tempo, porém, há algumas semanas, colocamos um botão com o ícone de um “globo” na linha de cada contrato. Se estiver habilitado, basta clicar nesse botão e você será direcionado à publicação correspondente no PNCP.  

  1. Vigências dos termos aditivos 

Notaram que agora, toda vez que inserimos um termo aditivo, independente da sua qualificação, os campos com as datas de início e fim agora ficam habilitados para preenchimento? Essa funcionalidade torna possível registrar, nesses campos, o período de vigência do aditivo que está sendo cadastrado. Mas fiquem tranquilos: não se trata de alteração de vigência do contrato em todos os casos. A data de fim de vigência do contrato só será alterada se a qualificação vigência estiver entre as escolhidas. 

  1. Preenchimento do campo publicação com datas retroativas 

Ao cadastrar um contrato ou termo de contrato, se o contrato ou termo de contrato já foi publicado no DOU, é possível inserir a data da publicação. Deste modo, ficará registrada a data real da publicação e não será gerada a minuta de publicação. Para datas posteriores à data atual, continua tudo como era antes, será gerada a publicação para envio para a Imprensa Nacional. 

  1. Validação das compras ao cadastrar um contrato 

Ao cadastrar um contrato, o sistema agora valida, com algumas exceções, se os dados da compra inseridos são válidos. Se estiverem incorretos, será mostrada uma mensagem de erro. E quais são as exceções? A validação só é aplicada para órgãos da administração federal direta, autárquica e fundacional. 

Essa validação também tem impacto na área financeira! Caso seja feito um empenho do tipo “Contrato” e o contrato esteja com as informações de compra incorretas, será exibida a mensagem “Compra não encontrada” e, então, será necessário verificar o cadastro do contrato. Depois que corrigir, o processo de empenho volta a seguir normalmente! 

  1. Cadastro de empresas subcontratadas 

Como vocês sabem, atendemos as mais diversas realidades de contratos e, em alguns casos, é necessário realizar empenhos diretamente para as subcontratadas. Então, a partir de agora, vocês notarão na aba “Dados do Contrato” a possibilidade de cadastrar as empresas nessa condição, isto é, de subcontratadas. É apenas o primeiro passo para que o empenho para elas seja possível e, quando for, avisaremos também. Ah, o campo não é obrigatório. 

  1. Empenhos substitutivos de contratos 

A partir de 25/08/2022, as equipes das áreas financeiras terão disponível, na Etapa 6 da minuta de um empenho do tipo “Compra”, a classificação de uma minuta como substitutiva ou não de um contrato. Essa opção deve ser marcada quando um empenho tiver “força de contrato”, ou seja, quando não será formalizado um instrumento contratual a partir daquele empenho. 

Caso, depois de emitido o empenho, seja necessário alterar essa opção, a equipe do setor de contratos ou os executores financeiros poderão realizar essa alteração, acessando o menu Gestão orçamentária > Minuta de Empenho, ao clicar na engrenagem, utilizando as opções: Definir substitutivo de contrato ou Remover substitutivo de contrato.  

Essa mudança é parte do processo de criação automática de contratos do tipo empenho a partir dessa minuta! Quando o processo criação automática estiver pronto, informaremos. Setor Contratos, não esqueça de informar a área financeira quando o empenho for dessa natureza! 

 E como sempre, pessoal, em caso de dúvidas, estamos totalmente à disposição na nossa central de atendimento. Para acessá-la, clique no ícone “Informar erro” na parte superior do sistema. 

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      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
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