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Você está aqui: Página Inicial Acesso à informação Comunicados 2025 Nº 05/25 - Procedimentos para contratação de remanescentes ou convocação de cadastro de reserva em processos realizados pela lei nº 14.133/21
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Nº 05/25 - Procedimentos para contratação de remanescentes ou convocação de cadastro de reserva em processos realizados pela lei nº 14.133/21

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Publicado em 04/04/2025 09h49 Atualizado em 17/09/2025 16h23

Prezados agentes de contratação,

Este comunicado tem o objetivo de orientá-los sobre os procedimentos a serem adotados nos sistemas Compras.gov.br e Contratos.gov.br para a contratação de remanescentes ou convocação de cadastro reserva, inclusive quando se tratar de Sistema de Registro de Preços (SRP), em contratações fundamentadas na Lei nº 14.133/2021.

ATENÇÃO!

Para proceder com a contratação de remanescente ou convocação de cadastro reserva, primeiro será necessário registrar a extinção do contrato ou cancelamento da Ata de Registro de Preços no sistema Contratos.gov.br e, depois, realizar os procedimentos de volta das fases da licitação no sistema Compras.gov.br, conforme passos abaixo.

Passo 1 – Extinguir o contrato vigente no sistema Contratos.gov.br e/ou cancelar ata decorrente da contratação

a) Para extinguir um contrato:

Acesse Gestão Contratual> Contratos> Localize o contrato> Ações> Mais> Termo Extinção> Adicionar Termo de Extinção. Preencha as informações referentes ao Termo de Extinção:

“Observação”: objeto do Termo de Extinção;

“Número Processo”: número processo SEI ou sistema correspondente;

“Data Assinatura Extinção”: data em que a Extinção foi assinada;

“Data Publicação”: caso deseje publicar na Imprensa Nacional, deve ser inserida data posterior à data atual e dia útil;

“Data Vig. Fim”: data fim de vigência do contrato com a Extinção. Após todos os dados preenchidos, clique em “Salvar e voltar”.

Se todos os dados estiverem preenchidos corretamente, você será redirecionado para a tela de “Publicações”.

ATENÇÃO: Após publicado o Termo De Extinção, não será mais possível criar minuta de empenho a partir daquele contrato. O contrato não mais será exibido na lista de contratos ativos da unidade. Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

b) Para cancelar uma Ata de Registro de Preços:

Acesse a lista de Atas de Registro de Preços disponível no menu Gestão de Atas > Ata de Registro de Preços.

Pesquise a ata a ser alterada utilizando os filtros existentes na página > selecione a ata desejada> clique na ação “Alterar”. Será exibida a listagem das alterações já realizadas na ata selecionada, caso existam.

Clique em “+ Adicionar alteração” > Marque o tipo de alteração “Cancelamento de item(ns)” > Preencha os campos obrigatórios apresentados na tela (data de assinatura da alteração, anexo da alteração, descrição do anexo, justificativa/motivo de cancelamento) > marque todos os itens da ata > a ata será cancelada e o status dela mudará de Ativa para Cancelada.

Importante! A ata somente será cancelada se TODOS os itens que constam nela forem cancelados.

Anexo do passo 1b

Obs. 1: Não é obrigatória a anulação ou cancelamento do(s) empenho(s) quando se aplicar o §8º do Art. 90 da Lei nº 14.133/2021.

Obs. 2: Nos casos de contratos continuados, a fim de ter uma solução de continuidade, pode-se informar uma data futura para a extinção do contrato no sistema Contratos.gov.br.

Passo 2 – Retorno de fases no Sistema Compras.gov.br

Para viabilizar o retorno das fases no Sistema Compras.gov.br, será necessário primeiro, que a autoridade competente cancele a homologação e, em seguida, a adjudicação.

Passo 3 – Inabilitar fornecedor que teve a extinção contratual no sistema Compras.gov.br

O agente de contratação precisará acessar a fase de habilitação do processo de contratação.

Ao clicar no botão “Inabilitar”, o fornecedor será inabilitado do certame e o próximo colocado poderá ser chamado.

 Anexo do passo 3

Passo 4 – Convocar licitante remanescente no sistema Compras.gov.br

Os licitantes remanescentes deverão ser convocados na ordem de classificação para negociação de preços, aceitando a contratação pelo preço do vencedor da licitação.

Caso o próximo colocado não aceite o preço do vencedor, o agente de contratação deverá continuar a convocação até um licitante que forneça pelo mesmo preço do vencedor da licitação.

Obs.: Caso nenhum licitante tiver interesse em fornecer pelo preço do vencedor, o agente de contratação poderá retomar a negociação com os licitantes mais bem colocados. Nesse caso, o servidor precisará negociar para obter melhor proposta ou celebrar o contrato com o licitante remanescente que ofertou o melhor valor, obedecendo a ordem de classificação e observando o valor estimado atualizado.

Passo 5 - Registrar o novo valor negociado no sistema Compras.gov.br

Após a negociação, o agente de contratação deverá registrar o valor negociado em campo apropriado do sistema, acionando a ferramenta de negociação, a qual, após o aceite pelo fornecedor, registrará o novo preço da contratação.

Passo 6 – Habilitar o remanescente e enviar para autoridade competente adjudicar o objeto e homologar a licitação no sistema Compras.gov.br

Finalizada a seleção do novo fornecedor, o agente de contratação poderá habilitar o fornecedor e encaminhar o processo para adjudicação e homologação pela autoridade competente.

Passo 7 - Formalizar o novo contrato no sistema Contratos.gov.br

Acesse Gestão Contratual> Contratos > Adicionar Contratos ou Criar Contratos do Tipo Empenho.

Orientações detalhadas estão disponíveis no Manual Contratos.gov.br, a partir da página 11, item 3.1.1 – Cadastro de Contratos.

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      • 18. Orientação sobre contratos de limpeza e conservação firmados com base na Instrução Normativa nº 2, de 2008
      • 19. Orientações sobre PIS e COFINS em contratações de prestação de serviços, com dedicação exclusiva de mão de obra
      • 20. Orientação sobre locação de imóveis
      • 21. Orientação sobre a aplicação do direito de preferência nas contratações de serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens.
      • 22. Orientação sobre a utilização da cotação eletrônica no caso de dispensa de licitação
      • 23. Orientação sobre publicação dos atos administrativos de licitação
      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
  • Cidadão
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