Notícias
Moradores da área rural de Magalhães Barata (PA) recebem novas casas
Programa Minha Casa Minha Vida Rural transforma realidades em Magalhães Barata, no Pará. Crédito: AESCOM/MCID
Magalhães Barata (PA)- Oito famílias das comunidades Vila Quadros e Nazaré do Fugido no município de Magalhães Barata, no nordeste do Pará, celebraram a conquista da casa própria com a entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida – modalidade Rural. A iniciativa é uma ação do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, em parceria com o Instituto de Qualificação Amigos do Tauá.
Com investimento federal de R$ 3,8 milhões, o empreendimento garantiu moradias que promovem mais qualidade de vida, segurança e dignidade às famílias beneficiadas, respeitando as especificidades da zona rural.
As unidades habitacionais entregues possuem 48 metros quadrados de área total, sendo 44 metros quadrados de área útil. As casas são compostas por dois quartos, sala e cozinha conjugadas, banheiro, além de varanda na frente e varanda nos fundos, destinada à área de serviço, com tanque para lavagem de roupas. As moradias contam ainda com caixa d’água, estrutura totalmente forrada e piso em toda a área interna, garantindo conforto e segurança às famílias.
Durante a cerimônia, o ministro das Cidades Jader Filho destacou o compromisso do Governo Federal com a promoção da moradia digna também na zona rural.
“Ficamos muito felizes em mostrar que o Governo Federal não olha apenas para a área urbana, mas também para a zona rural. Essa é uma determinação do presidente Lula. Hoje estamos aqui representando o presidente e levando moradia digna às famílias do município de Magalhães Barata”, afirmou o ministro.
O ministro também ressaltou que o programa vai além da entrega das casas, é serviço que resgata a dignidade humana.

- Ministro, Jader Filho, assina contratação de mais 20 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade FNHIS.
“O banheiro digno é um direito. O Minha Casa, Minha Vida tem trabalhado para oferecer dignidade às famílias paraenses e aos brasileiros”, completou.
Entre as beneficiárias está Rosana Cristina de Lima Monteiro, lavradora de 44 anos, que antes vivia em uma casa de barro. Agora, ela passa a morar em uma residência de alvenaria ao lado do marido e dos três netos.
“Quando criei minhas filhas, nunca tive condições de oferecer uma moradia digna. Hoje, poder dar essa casa para os meus netos é uma satisfação enorme. Estar debaixo de um teto como esse não tem explicação. É um sonho se tornando realidade”, afirmou.
A entrega das moradias também simbolizou solidariedade entre vizinhos. Edivane Oliveira Favacho, beneficiária do programa e vizinha de Rosana, destacou que vive um sentimento de felicidade em dobro. Além de conquistar a casa própria, ela ajudou a vizinha no envio da documentação necessária para acesso ao programa.
Além de celebrar a entrega das oito novas moradias, marco de conquista, esperança e felicidade para as famílias de Magalhães Barata, o município também avançou na ampliação do acesso à moradia. Durante a agenda, o ministro das Cidades assinou a contratação de mais 20 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade FNHIS, com investimento total de R$ 3,08 milhões.
TIRE SUAS DÚVIDAS!
Para informações sobre como aderir ao programa Minha Casa, Minha Vida, entre em contato pelo telefone: (61) 3314-6624.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
