Notícias
Novo curso sobre Desenvolvimento Urbano Integrado é lançado no Portal Capacidades
Crédito: Divulgação.
Está no ar, na Plataforma Escola Virtual de Governo (EV.G) e no Portal Capacidades, o primeiro curso da série Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI). Esse é o primeiro da série de três cursos sobre o tema. A iniciativa marca a cooperação do Ministério das Cidades, e o Instituto Pólis, por meio da Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (Deutshe Gesellschaft für Zusammenarbeit – GIZ), no âmbito do Projeto Cidade Presente.
As cidades brasileiras têm passado por mudanças significativas nas últimas décadas. O crescimento populacional, as demandas tecnológicas e as emergências climáticas impactam diretamente a dinâmica urbana, tornando-a cada vez mais complexa. Paralelamente, desigualdades estruturais seguem moldando os territórios, limitando o acesso de parcelas da população aos direitos fundamentais.
De acordo com o secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM), Carlos Tomé Junior, essa iniciativa reforça o compromisso de formação continuada dos agentes públicos. “Um dos nossos objetivos é levar informação aos municípios e capacitar cada vez mais os servidores, oferecendo as ferramentas necessárias para qualificar as políticas públicas e melhorar a realidade das cidades.”
A abordagem do Desenvolvimento Urbano Integrado compreende o planejamento urbano a partir de uma visão sistêmica, que integra políticas setoriais, promove articulação multinível e fortalece o protagonismo dos territórios. A proposta busca contribuir para cidades mais sustentáveis, democráticas e inclusivas.
Sobre o curso
Este é o primeiro de uma trilogia de cursos sobre DUI, que será disponibilizada no Portal Capacidades, em breve. A formação está organizada em quatro módulos:
- Pressupostos do Desenvolvimento Urbano Integrado
- Dimensões da estratégia em Desenvolvimento Urbano Integrado
- Integração multinível e multissetorial
- Qualificação do desenho urbano
O curso é gratuito, com a carga horária de 30 horas, o aberto ao público e totalmente EaD, no formato autoinstrucional. A certificação é emitida pela Plataforma EV.G, mediante conclusão de todas as etapas.
O público-alvo preferencial são agentes públicos de todos os níveis federativos, especialmente gestores e técnicos municipais, mas qualquer pessoa interessada pode participar.
Acesse os cursos pelo link: https://capacidades.gov.br/cursos
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br