Notícias
Aplicação de critérios climáticos orienta novos projetos de desenvolvimento urbano integrado
Quatro municípios brasileiros estão servindo de referência para a incorporação de critérios climáticos em projetos de desenvolvimento urbano integrado. A iniciativa integra a Ação 00SY, do programa Cidades Melhores, desenvolvida pelo Ministério das Cidades em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ). O objetivo é revisar e aperfeiçoar projetos de Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI), garantindo que contemplem medidas de adaptação às mudanças do clima.
As cidades de Vitória de Santo Antão (PE), Garuva (SC), Macapá (AP) e Bujaru (PA) foram selecionadas para receber assistência técnica e participar de um processo colaborativo de qualificação de seus espaços públicos, com suporte da consultoria técnica do Grupo Myr, contratada pela GIZ. Os trabalhos resultarão em cadernos de soluções com propostas e diretrizes que poderão orientar outros municípios na elaboração de projetos com foco climático.
Entre o fim de setembro e meados de outubro, equipes da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e da GIZ realizaram visitas técnicas às áreas de intervenção. As atividades incluíram o reconhecimento dos locais e oficinas de mapeamento coletivo com técnicos municipais. Nessas oficinas, os participantes avaliaram riscos, vulnerabilidades e impactos climáticos, utilizando mapas, registros fotográficos e ferramentas de georreferenciamento.
Cada visita proporcionou uma imersão nas realidades locais. Em Vitória de Santo Antão, o foco foi a reabilitação de áreas urbanas; em Garuva, a implantação de um parque linear; em Macapá, a urbanização dos canais naturais; e, em Bujaru, a criação de um parque urbano. As propostas desenvolvidas nesses encontros servirão de base para os projetos básicos de arquitetura e planejamento urbano, incorporando soluções que aumentem a resiliência das cidades diante dos efeitos das mudanças climáticas.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br