Notícias
Ministério das Cidades realiza seminário sobre resiliência climática e riscos em cidades costeiras na Pré-COP
O Ministério das Cidades promove nesta terça-feira (14), em Brasília (DF), o Seminário “Resiliência Climática e Redução de Riscos em Cidades Costeiras”, um dos eventos paralelos da Pré-COP 30, que antecede a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), a ser realizada em Belém, em novembro.
O encontro ocorrerá no Auditório do Anexo do Ministério das Cidades (Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco E) e vai reunir autoridades, especialistas e representantes de organismos internacionais para discutir os efeitos da elevação do nível do mar sobre áreas urbanas e apresentar soluções para fortalecer a resiliência climática nas regiões costeiras do país. O seminário integra as ações de preparação do Brasil para a COP 30, reforçando o compromisso do governo federal com o enfrentamento das mudanças climáticas e a construção de cidades mais seguras e sustentáveis.
Segundo estudos que serão apresentados, apenas um centímetro de aumento no nível do mar pode resultar na perda de até dez metros de costa, com impactos que se estendem internamente por até 100 quilômetros a partir do litoral. Esses efeitos incluem erosão, deslizamentos de terra, inundações, contaminação de aquíferos e destruição de moradias e infraestrutura — problemas que afetam diretamente 54% da população brasileira, responsável por cerca de 40% do PIB nacional.
O evento será aberto pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e contará com a presença do secretário-executivo substituto do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Tito Lívio; da enviada especial do Oceano da Presidência da COP30, Marinez Scherer; da oficial nacional do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) no Brasil, Adriana Campelo; e do coordenador de Ciências Naturais e de Ciências Sociais e Humanas da UNESCO no Brasil, Fábio Eon, além de outras autoridades.
A programação inclui dois painéis temáticos. O primeiro abordará a elevação do nível do mar e seus impactos nas cidades brasileiras, com participação de representantes da UNESCO e prefeituras, enquanto o segundo discutirá instrumentos de resiliência e redução de riscos, com contribuições do BNDES, da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e do UNDRR.
O seminário é aberto ao público. Os interessados podem se dirigir diretamente ao local do evento.
SERVIÇO
Seminário “Resiliência Climática e Redução de Riscos de Desastres em Cidades Costeiras”
Data: 14 de outubro de 2025
Horário: 10h
Local: Auditório do Anexo do Ministério das Cidades (Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco E)
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br