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Transporte público é tema de debate na Câmara

Marco Legal já foi aprovado no Senado.
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Publicado em 14/08/2025 15h09 Atualizado em 15/08/2025 12h24
Pessoas numa reunião sobre Marco Legal do transporte público

Marco Legal do Transporte Público tem sido um dos focos do Ministério das Cidades na parte de mobilidade urbana. Crédito: JD Vasconcelos/MCid.

Brasília (DF) – Melhorar a vida de quem depende do transporte público todos os dias é o principal objetivo do Marco Legal do Transporte Público Coletivo, tema de audiência pública que contou com a participação do Ministério das Cidades nesta quinta-feira (14), na Câmara dos Deputados.

“Esse é um projeto que vai permitir mais investimentos e, consequentemente, maior qualificação dos serviços que beneficiam o usuário. A população precisa de muito mais linhas, pontualidade e qualidade embarcada. O Marco Legal abre portas para isso”, afirmou o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, presente na solenidade.

A proposta também quer tornar o transporte coletivo mais integrado, acessível e eficiente, além de oferecer aos gestores locais um conjunto de diretrizes claras para planejar e operar o sistema. Tudo isso sem tirar a autonomia de estados e municípios, e dando a eles as ferramentas necessárias para garantir um serviço de qualidade.

Os detalhes do Marco Legal

O texto está dividido em quatro eixos. O primeiro trata da Organização e Diretrizes e propõe a criação de uma rede única de transporte público coletivo, com linhas regulares e tarifas fixas, serviços complementares para áreas mais afastadas e serviços sob demanda.

O segundo eixo, Financiamento, busca ampliar as formas de sustentar o sistema, de forma a combinar tarifas pagas pelos usuários com outras fontes, como publicidade, exploração de áreas próximas aos terminais, subsídios públicos e contribuições ligadas à valorização imobiliária. A proposta ainda incentiva o uso de bilhetagem eletrônica e a abertura de dados pensando em dar mais transparência ao processo.

Na imagem pessoas debatendo sobre Marco Legal
O secretário Denis Andia argumentou sobre a importância do Marco Legal para os cidadãos e gestores. Crédito: JD Vaconscelos/MCid.
Para o secretário Denis Andia, o projeto representa um avanço estrutural na gestão do setor. “O usuário deve esperar a capacidade de novos investimentos para que o nosso transporte seja cada vez mais atrativo em todos os cantos do país. Abrir isso para conhecimento é fundamental. O apoio das pessoas é importante”, disse.

No eixo Contratação e Regime Econômico, o Marco Legal propõe que a remuneração das empresas de transporte seja ligada ao desempenho do serviço, e não só à quantidade de passageiros. Regras para equilibrar financeiramente os contratos também foram definidas, para estimular a renovação da frota para veículos mais limpos e promover o uso de novas tecnologias.

A Participação Social e Transparência é o quarto eixo. A ideia é que ele garanta canais para que a população possa acompanhar e opinar sobre o transporte coletivo.

Isso inclui ouvidorias, conselhos e consultas públicas, além da obrigação de divulgar informações sobre custos, qualidade do serviço e aplicação de recursos. “Precisamos ouvir e contemplar as pessoas que estão à margem do transporte público no Brasil”, ressaltou Andia.

Com a implantação do Marco Legal, a expectativa é que estados e municípios atualizem suas leis e contratos, diminuindo brechas que geram disputas judiciais e melhorando a gestão.

Além de fortalecer o transporte público como um todo, a medida abre espaço para inovações e apoia a transição para modelos mais sustentáveis.

Como o Marco Legal foi construído?

O Marco Legal do Transporte Público Coletivo ganhou forma a partir de um processo participativo conduzido pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades. Com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a proposta foi debatida com organizações da sociedade civil no Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana e submetida a Consulta Pública entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023. Durante este recorte, foram recebidas cerca de 840 contribuições, que, após análise, resultaram em ajustes jurídicos e melhorias no texto original.

Em 2024, já com as atividades legislativas retomadas, o Ministério das Cidades apresentou a nova versão ao relator do PL nº 3.278/2021, em tramitação no Senado e com temática semelhante. Após tratativas, o conteúdo do Marco Legal foi incorporado ao projeto, que, agora, segue como um Projeto de Lei Substitutivo. A expectativa é que a proposta, construída a várias mãos, avance no Congresso Nacional mais fortalecida e alinhada às necessidades do transporte público coletivo no país.

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: Distrito FederalMarco Legal
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