Notícias
Cozinhas e hortas comunitárias ganham espaço nas periferias
Cozinha solidária formada em intervenção na periferia. Foto: Divulgação.
Brasília (DF) - Ferramenta crucial nas políticas públicas para inclusão social e melhoria da qualidade de vida das populações em situação de vulnerabilidade, o Trabalho Social é uma realidade nas periferias brasileiras que recebem as intervenções e obras no âmbito do Novo PAC, do Governo Federal.
Para garantir a participação ativa das comunidades, o Ministério das Cidades publicou uma portaria (Portaria MCID nº 75), que estabelece procedimentos para o planejamento e execução do Trabalho Social em seus programas e ações, incluindo o Minha Casa, Minha Vida, o Periferia Viva, entre outras iniciativas.
São atividades como cozinhas solidárias, hortas comunitárias, mutirões, ensino em escolas comunitárias e atividades culturais, além da capacitação de moradores para atuar como agentes locais no auxílio às assessorias técnicas.
“Quando entramos na comunidade para uma intervenção, temos de fazer de forma integral, não somente física. Assegurar não só a qualidade de vida das famílias beneficiadas, mas também a sustentabilidade dos bens, serviços e equipamentos implantados com os recursos federais, com a filosofia de inclusão, justiça social e desenvolvimento territorial sustentável”, pontua o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões.
Avanços trazidos pela portaria:
Na nova portaria, o Projeto de Trabalho Social (PTS) é colocado como instrumento único para planejamento e gestão das atividades, permitindo maior flexibilidade e adequação às realidades das comunidades atendidas.
Os eixos temáticos foram atualizados e a participação ampliada, permitindo a execução com novos arranjos, com atuação em rede e parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), consórcios públicos, instituições de ensino, serviços sociais autônomos e entidades filantrópicas.
Nas equipes técnicas, haverá inclusão de profissionais de pedagogia, psicologia e educação no campo e, também, a criação da função de Mobilizador Social, preferencialmente ocupado por lideranças comunitárias locais.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
