Notícias
Concluída a 56ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades
Reunião do ConCidades reforçou importância do diálogo com a população. Crédito: JD Vasconcelos
Brasília (DF) – Chegou ao fim, nesta sexta-feira (21), a 56ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades, que reuniu conselheiros de todo o Brasil para debaterem sobre melhorias para as cidades do país. O evento, que começou na quarta-feira (19), terminou com a apresentação dos debates feitos pelos comitês técnicos e a presença do ministro Jader Filho, que ouviu os conselheiros para seguir trabalhando em conjunto com a sociedade civil.
Durante o último dia de encontro, foram feitas deliberações para ajustes no regimento interno da 6ª Conferência Nacional das Cidades, cuja data foi alterada e passou a ser em outubro deste ano. Além disso, os comitês técnicos, que se reuniram na quarta-feira (19), fizeram a apresentação do que foi debatido nas reuniões internas de habitação, desenvolvimento urbano e metropolitano, saneamento ambiental, mobilidade urbana e periferias.
“O principal resultado dessa reunião foram os novos prazos das conferências municipais, estaduais e nacional. Tivemos ótimas participações, com balanços, debates e a presença do ministro Jader Filho, que deu um panorama das ações do Ministério das Cidades. Foi um saldo muito positivo e temos que manter esse contato com os conselheiros, porque é importante ouvir eles para aprimorar nossas políticas públicas e melhorar as cidades”, disse a secretária executiva do Conselho das Cidades, Alice Carvalho (foto).
No segundo dia da reunião, na quinta-feira (20), também foi feita a apresentação de programas populacionais, como o caso do Imóvel da Gente, que direciona imóveis sem uso ou ociosos para serem aproveitados por políticas públicas. Houve ainda espaço para dar esclarecimento a possíveis dúvidas dos conselheiros.
“Viemos prestar conta sobre esse programa de destinação de imóveis e conversar sobre a implementação de fóruns de apoio. É uma discussão muito rica e que estamos levando contribuições para aprimorar nosso projeto. Conseguimos apresentar um balanço, que foram cerca de 856 imóveis destinados e queremos continuar atendendo a política habitacional”, apresentou a diretora do Departamento de Destinação de Imóveis, Cassandra Maroni Nunes.
A 56ª Reunião Ordinária do ConCidades reafirmou o compromisso do governo e da sociedade civil na construção de políticas públicas urbanas mais inclusivas e sustentáveis, destacando a importância da participação popular na definição dessas diretrizes
Novas datas
O principal destaque dos dias de reunião do ConCidades foi a decisão de adiar a 6ª Conferência Nacional das Cidades. Inicialmente previsto para agosto, o evento agora será em outubro.
A mudança foi feita visando conceder mais tempo para que os municípios, estados e o Distrito Federal realizem suas conferências, passo fundamental para coletar as propostas da sociedade civil.
A etapa municipal poderá ser feita até 30 de junho, enquanto a estadual e do DF será até 31 de agosto.
Baixe aqui as instruções para realizar uma conferência em sua cidade.
Confira aqui vídeos explicativos sobre como fazer e participar das conferências municipais.
Leia mais notícias sobre a Conferência Nacional das Cidades e suas etapas.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
