Notícias
Prefeitos de Minas Gerais e Santa Catarina tiram dúvidas sobre o Minha Casa, Minha Vida
Foto: JD Vasconcelos / MCid
Brasília (DF) – Cerca de 100 prefeitos e vice-prefeitos de Minas Gerais e de Santa Catarina estiveram no Ministério das Cidades para dialogar sobre os programas habitacionais voltados para os municípios. Nos encontros, realizados na quarta-feira (12) e quinta-feira (13), em Brasília, a Secretaria Nacional de Habitação apresentou o funcionamento detalhado do Minha Casa, Minha Vida, principal projeto habitacional do país.
A conversa foi mais um passo para aproximar cada vez mais os prefeitos do Ministério das Cidades. “Esse encontro foi muito positivo e tem tudo para ter resultados concretos. Isso só reforça a orientação do presidente Lula e do ministro Jader, no sentido de atender as prefeituras, reforçar o pacto federativo e buscar soluções para os municípios levando mais moradia para todos eles”, comentou o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo.
A equipe técnica da secretaria apresentou todas as modalidades do Minha Casa, Minha Vida separadamente, com a distribuição de cartilhas explicativas sobre cada uma. Ao final dos encontros, foi disponibilizado um momento de perguntas e respostas para sanar possíveis dúvidas dos prefeitos, além de explicar as particularidades que enfrentam nos municípios.
“Quero agradecer ao ministério por ter recebido cerca de 40 cidades de Minas Gerais, que puderam esclarecer dúvidas a respeito de todo o escopo do Minha Casa, Minha Vida. Saímos agradecidos, especialmente porque algumas cidades já foram contempladas pelo programa. É impressionante ver os números do Minha Casa, Minha Vida. Isso traz uma esperança muito grande para a população brasileira e os mineiros estão ansiosos para que o programa continue crescendo em nosso estado”, disse o deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB-MG).
O encontro também explicou sobre o funcionamento de medidas importantes para as famílias de baixa renda. Uma delas é o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), responsável por colaborar com o financiamento de construção de moradias, e a outra é o Minha Casa, Minha Vida Cidades, que objetiva facilitar o acesso de famílias de baixa renda ao crédito habitacional.
“Trouxemos um grupo de prefeitos e vice-prefeitos principalmente da região Oeste de Santa Catarina. O objetivo é manter um relacionamento com o Ministério das Cidades, especialmente a Secretaria Nacional de Habitação, para conhecer os programas, como o Minha Casa, Minha Vida, e apresentar as demandas desses municípios. Foi uma boa reunião e sinto que os prefeitos ficaram satisfeitos, principalmente por poderem tirar dúvidas dos municípios para acessarem um programa tão importante para o Brasil e para o povo catarinense”, complementou o chefe de gabinete do senador Esperidião Amin, Amaro Lúcio da Silva.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
