Notícias
Redução das desigualdades e vulnerabilidades segue como prioritária no G20
Ian Seixas, coordenador de temas estratégicos da Assessoria Internacional, Guilherme Simões, secretário Nacional de Periferias e Samia Sulaiman, coordenadora-geral de Articulação.
Brasília (DF) - A delegação do Ministério das Cidades está representando o governo brasileiro em Durban, na África do Sul. É a primeira reunião presencial do Grupo de Trabalho de Redução de Riscos de Desastres (RRD) do G20 sob a presidência sul-africana.
O secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, a coordenadora-geral de Articulação, Samia Sulaiman, e o coordenador de temas estratégicos da Assessoria Internacional, Ian Seixas, cumprem agenda de debates técnicos e troca de experiências.
Visita de campo
A equipe fez, nesta terça-feira (8), uma visita técnica a territórios periféricos em Durban, para conhecer a realidade de desigualdade e vulnerabilidade a riscos de desastres e debater com lideranças locais o papel das comunidades para desenvolver estratégias e políticas de prevenção com participação social como vem sendo desenvolvido no Brasil por meio da Secretaria Nacional de Periferias.
“Tivemos a oportunidade de conversar com representantes da Coalizão de Durban, que estão na luta pelo direito à moradia e acesso à urbanização inclusiva. Primeiro visitamos uma área que foi devastada pela inundação de 2022, onde as pessoas reocuparam o espaço por não ter outra solução habitacional. Em seguida conversamos com moradores da comunidade de eNkanini que vive a insegurança cotidiana da falta de água, saneamento e risco de deslizamento”, disse o secretário.
Eventos paralelos
O secretário participou de dois painéis sobre Alerta precoce e Temperaturas extremas, no qual pontuou o empenho do governo brasileiro no investimento em tecnologias de informação como o “Defesa Civil Alerta”, nome oficial do novo
sistema de Cell Broadcast, ao lado de investimentos em infraestrutura como o Programa Periferia Viva, para melhorar as condições de vida nas favelas e comunidades urbanas priorizando as pessoas mais vulneráveis.
Os trabalhos seguem até a próxima sexta-feira (11), com reuniões técnicas sobre as prioridades do grupo para implementação do compromisso assumido ano passado na primeira Declaração Ministerial aprovada sob a presidência brasileira do G20.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
