Projeto Integra

Publicado em 23/12/2019 13h34 Atualizado em 15/05/2020 18h04

O Integra Brasil é uma iniciativa inédita que tem por objetivo promover ações de prevenção à violência doméstica e nos estádios, durante os jogos de futebol, e enfrentar violações de direitos humanos. A parceria une o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor, além do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O acordo de cooperação técnica que deu início ao projeto foi assinado em dezembro de 2019, na sede da CBF. A escolha do futebol como eixo de atuação foi uma decisão que reafirma o papel social do esporte e seus valores para a formação de cidadãos.

Foto: Matheus Bacellar / Min. Cidadania

 

O Integra Brasil prevê atuação conjunta dos ministérios com a CBF em atividades dentro de campo e em eventos temáticos nos municípios. Estão previstas 20 ações dentro de campo em 2020 e 10 eventos temáticos em todas as regiões do Brasil. Uma das prioridades é dar visibilidade e divulgação às centrais de atendimento a denúncias por violações de direitos e deveres, como o Disque 100, Ligue 180 e Disque 121.

Além disso, a parceria divulgará conteúdos de combate ao uso de drogas, contra a dopagem no esporte e incentivará o cultivo dos valores esportivos. Uma das prioridades nessa frente é dar ênfase à campanha Jogo Limpo, uma das bandeiras da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

As diversas ações, conjugadas com outras políticas públicas federais, pretendem auxiliar na redução de violações de direitos das crianças e adolescentes, a redução da discriminação racial, a redução da violência contra a mulher, a promoção da igualdade de oportunidades e a promoção do esporte para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.