Notícias
Publicação lançada originalmente em 1923 reúne documentos raros da história brasileira e está disponível gratuitamente ao público
Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza obra clássica sobre a Independência do Brasil
”A Fundação Biblioteca Nacional presenteia novamente os pesquisadores ao trazer a lume a presente obra, preciosa publicação que contém raros e interessantíssimos documentos relativos à Independência do Brasil intitulada Documentos para a História da Independência, publicada originalmente em 1923, em comemoração aos 100 anos da Independência.
Desta feita, ainda nos embalos das comemorações dos 200 anos do Grito do Ipiranga a Fundação Biblioteca Nacional, em boa hora, republica aquela obra, há muito esgotada, que é de todo interesse aos pesquisadores da nossa história e ao público em geral. O conjunto de documentos reunidos na presente obra é realmente admirável.
Documentos que se iniciam no ano de 1820, quando acontece em Portugal a Revolução Liberal do Porto que fez instalar a Assembleia Constituinte naquele país - as chamadas “Cortes de Lisboa”, que viriam a ser a grande mola motriz que desaguou na Independência do Brasil - e vão até o ano de 1825, quando
acontece o reconhecimento da “obra notável da Independência”. A exceção ao período, fica por dois documentos: um de 1814 e outro de 1818, ambos com estreita vinculação com os acontecimentos posteriores de nossa Independência. São de fato interessantíssimos e preciosos documentos, muitos deles, com certeza, pouco conhecidos até mesmo pelos mais importantes historiadores.”
Este é o prefácio da publicação “Documentos para a História da Independência”, assinado por Lafayette de Andrada. A obra completa você consegue acessar gratuitamente no portal da Fundação Biblioteca Nacional: