Notícias
Seminário internacional discute escravidão, memória e reparação no Arquivo Nacional
O seminário busca refletir sobre as formas de representação e de memória da escravidão, assim como sobre o papel das instituições culturais e de pesquisa na construção de políticas públicas voltadas à reparação e à justiça racial. Durante dois dias, serão apresentadas experiências e perspectivas de diferentes países, com a presença de representantes do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul e Senegal.
Como parte das ações do projeto, o Arquivo Nacional inaugurará a exposição “Senhora Liberdade: mulheres desafiam a escravidão”, em parceria com o Center Latin American Studies da Universidade de Pittsburgh.A mostra apresenta documentos textuais, fotografias e vídeos do acervo da instituição, destacando as ações das mulheres negras na resistência ao sistema escravista.
O seminário é promovido pelo Arquivo Nacional, Museu Histórico Nacional, Smithsonian National Museum of African American History and Culture, Ruth J. Simmons Center for the Study of Slavery and Justice da Universidade de Brown, Center for Latin American Studies da Universidade de Pittsburgh, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o projeto Passados Presentes. Ele faz parte das atividades relacionadas à exposição Para Além da Escravidão: Construindo a Liberdade Negra no Mundo, em cartaz no Museu Histórico Nacional de 13 de novembro a 1 de março.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário: clique aqui para se inscrever.
Serviço
Exposição
Senhora Liberdade: Mulheres desafiam a escravidão
De 14 de novembro de 2025 a 30 de abril de 2026
Entrada Franca
Arquivo Nacional
Pça. da República 173, Salão de Exposição, Rio de Janeiro
Seminário
Seminário Internacional Para Além da Escravidão - Memória, Justiça e Reparação
13 e 14 de novembro
Das 10h às 18h Inscrição para participação aqui
Arquivo Nacional
Pça. da República 173, Auditório, Rio de Janeiro
Haverá tradução simultânea e transmissão pelo canal do YouTube do Arquivo Nacional
Confira a programação:


- .

- .