Notícias
EMERGÊNCIA
Chega ao Brasil lote com 2,6 mil unidades do antídoto fomepizol
Carga de fomepizol no aeroporto de Guarulhos
Chegou ao Brasil, nesta quinta-feira (9/10), um lote com 2,6 mil ampolas do antídoto fomepizol. O medicamento é utilizado no tratamento de casos de intoxicação por metanol.
A carga foi recebida e liberada pela equipe da Anvisa em Guarulhos (SP). O medicamento será distribuído pelo Ministério da Saúde para as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a capacidade de resposta a surtos de intoxicação causados pela ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas.
O lote do medicamento foi adquirido por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) após a Anvisa autorizar, no último domingo (5/10), a sua importação excepcional.
“A Anvisa lançou um edital para identificar produtores no mundo capazes de fornecer o medicamento ao Brasil. Conseguimos localizar a fabricante japonesa Daiichi Sankyo, e a Opas realizou um trabalho fundamental para viabilizar a importação em volume substancial”, afirmou o diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle.
“Foi um processo muito ágil: no sábado, discutimos conjuntamente com o Ministério da Saúde, a Anvisa, a empresa e a Opas; no domingo, a Agência já autorizou a importação; e hoje o produto está chegando ao mercado brasileiro. Trata-se de um prazo recorde”, completou.