Notícias
Prêmio ANTAQ chega à 10ª edição com categoria inédita voltada à conexão hidroviária
Brasília, 15/01/2026 – A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizará, no dia 10 de fevereiro, a 10ª edição do Prêmio ANTAQ, iniciativa que reconhece e incentiva estudos, projetos e boas práticas voltados à melhoria da prestação dos serviços de transportes aquaviários à sociedade. A cerimônia terá início às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da ANTAQ no YouTube.
Com o tema “Soluções para a Mudança do Clima”, a edição comemorativa traz como principal novidade a criação da categoria Conexão Hidroviária, que se soma às já tradicionais: Desempenho Ambiental – IDA, Artigos Técnico-Científicos, Iniciativas Inovadoras e Gênero e Diversidade. Na última semana, os finalistas foram oficialmente contatados pela Agência.
Ao longo de suas edições, o Prêmio ANTAQ tem se consolidado como um importante instrumento de estímulo à produção técnico-científica, à inovação e à adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), contribuindo para o aprimoramento da regulação, da operação e da gestão do setor aquaviário brasileiro.
Categorias
Na Conexão Hidroviária, serão premiadas as empresas de navegação interior que, ao longo de 2024, atenderam o maior número de municípios brasileiros, com base em dados oficiais do Painel Estatístico Aquaviário da ANTAQ. Podem concorrer empresas de navegação interior, tanto de transporte de cargas quanto de passageiros, que tenham operado regularmente no território nacional no período avaliado.
Já na categoria Desempenho Ambiental, serão reconhecidas as administrações portuárias responsáveis por portos públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) que obtiveram os melhores resultados no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), considerando o ciclo de avaliação de 2024. A premiação será dividida em duas subcategorias, conforme a movimentação anual de cargas: até 5 milhões de toneladas/ano e acima desse volume.
Artigos, inovação e inclusão
Os três primeiros colocados na categoria Artigos Técnico-Científicos, além de receberem o prêmio, terão seus trabalhos publicados na Revista Científica da ANTAQ – Blue Research. Os artigos devem abordar o tema “Soluções para a Mudança do Clima” e estar relacionados às áreas de Direito, Economia, Regulação, Meio Ambiente, Gestão, Ciências Sociais, Geografia, Políticas Públicas, Infraestrutura, Logística e campos afins, em consonância com as atribuições institucionais da Agência.
Na categoria Iniciativas Inovadoras, serão premiadas empresas do setor aquaviário que tenham implementado ações socioambientais capazes de gerar melhorias institucionais, contribuir para o atendimento das demandas da sociedade e ampliar a eficiência e a sustentabilidade dos serviços prestados. Serão consideradas, ainda, iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Incluída na edição anterior, a categoria Gênero e Diversidade busca reconhecer empresas que desenvolvem ações voltadas à promoção da igualdade de gênero, à redução das desigualdades, ao fortalecimento da diversidade e à inclusão de minorias em seus ambientes de trabalho e operações. As iniciativas devem gerar impactos positivos e contribuir para um setor aquaviário mais inclusivo, justo e representativo.
Assessoria de Comunicação e Cerimonial
Canais de atendimento | Todas as notícias