Notícias
Apresentação do MPor consolida parceria entre o Ministério e a ANTAQ no fortalecimento do setor aquaviário
Brasília, 14/01/2026 - A Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ), representada pelo Diretor-Geral Frederico Dias, participou hoje (14) da divulgação de números compilados pelo Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) referentes a todo o ano de 2025. O evento confirmou a relevância da Agência e da atividade portuária para a economia do país, além de reforçar índices já divulgados pela ANTAQ.
“A gente sempre comemora os resultados que o setor aquaviário apresenta. O papel da ANTAQ é dar segurança jurídica, estabilidade para os investimentos e auxiliar, também, os negócios com o setor privado - promovendo melhoria nos acessos aquaviários e terrestres -, além de viabilizar aqueles projetos de lei benéficos ao setor”, disse Frederico.
Ano passado, foram oito leilões do setor portuário com investimento total de R$ 10,3 bilhões - incluindo o Túnel Santos-Guarujá e o canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR), que inaugurou uma nova modelagem para os demais canais de acesso no País. “O ano de 2025 foi o melhor dos três anos do nosso governo, em que consolidamos um programa de retomada do setor de infraestrutura”, confirmou o ministro Sílvio Costa Filho.
Para fevereiro deste ano, está previsto o primeiro bloco de leilões portuários com quatro empreendimentos, localizados em Macapá (AP), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), com um investimento total de R$ 229 milhões. Além disso, a ANTAQ está dedicada aos projetos do leilão do terminal de contêineres do Porto de Santos (Tecon Santos 10) e à concessão da hidrovia do Paraguai - iniciativa inédita no país. “Abrimos uma janela com o acordo de livre comércio do Mercosul, nossos produtos passam a ter tarifas ainda mais baixas - e o que se avizinha são novos aumentos na movimentação”, completou Frederico.
Assessoria de Comunicação e Cerimonial
Canais de atendimento | Todas as notícias